Saiba quais são os principais elementos para ter um blog para hotel de sucesso, que atrai pessoas interessadas no seu conteúdo e que gera muitos leads.
Quando você escuta a palavra “blog” pensa em uma coisa datada? Que foram substituídas pelas redes sociais?
Na verdade, os blogs ainda possuem grande valor em uma estratégia de Marketing Digital, através de textos você pode atrair potenciais hóspedes que vão conhecer sua marca, e se lembrar dela através dos conteúdos que você disponibiliza por lá.
Hoje você entender como funciona uma estratégia de blog para hotel e quais são os 8 elementos fundamentais que você precisa incluir nela para alcançar bons resultados. Boa leitura!
Na prática, a estratégia funciona assim:
Parece ótimo, não? Aqui no Brasil temos o caso de dois grandes nomes da hotelaria que utilizam essa tática como um de seus canais de Marketing, a rede Clube Candeias e o parque e resort Rio Quente.
Mas, isso não quer dizer que manter um blog seja uma estratégia para “peixe grande” você pode se beneficiar muito bem dela se seguir os passos a seguir.
Confira 8 dicas para ter um blog de hotel que vai atingir o seu público e gerar mais reservas.
Podemos dizer que o foco final de um blog para hotel é gerar mais reservas, mas o da maioria dos textos não.
Isso acontece porque a maioria dos conteúdos publicados por você devem ser amplos, focados em responder dúvidas e educar aqueles que estão pesquisando.
Alguns exemplos desses conteúdos são:
Essas pesquisas são feitas por quem está pensando em viajar para o lugar onde o seu hotel está, se você fizer um bom trabalho elas entrarão no seu site para obter essa informação.
Apenas no final do texto você pode incluir uma Chamada Para Ação que vai solicitar uma transação, que pode ser um pedido para seguir nas redes sociais ou uma inscrição em uma lista de e-mail para receber mais dicas turísticas do seu destino.
A partir daí o hóspede em potencial entrará no ciclo de nutrição citado no tópico acima.
Agora você já tem uma ideia de quais temas os seus textos podem abordar, como você pode ter certeza de que o seu público realmente está atrás dessas informações?
Buscando por palavras-chave no próprio Google ou em ferramentas especializadas, como o KeywordTool, ou SemRush ou Ubersuggest.
Se você está começando, uma boa prática é digitar na barra de busca do Google alguns termos até que ele mostre algumas pesquisas que estão sendo feitas e que começam com essas palavras, como no exemplo abaixo:
Utilizando uma janela anônima para que o Google não leve em consideração as minhas buscas, os resultados que aparecem são os mais buscados na região que começam com o termo “o que fazer em”.
Outra forma de encontrar temas interessantes para o seu blog é procurar por dúvidas de usuários, o próprio Google mostra algumas delas quando você faz uma busca, significando que essas dúvidas são frequentes.
Além dessa estratégia, você também pode encontrar dúvidas comuns em comentários de vídeos e fóruns.
Com o tema escolhido é hora de analisar como estão estruturados os textos dos outros blogs que aparecem nas primeiras posições para a palavra-chave.
A partir dessa leitura, observe alguns dados, como:
Para conseguir alcançar as mesmas posições você deverá combinar dois fatores: continuar fazendo aquilo que o Google já está considerando bom (tamanho, dúvidas e formato) e melhorar.
Pense em informações, jeitos legais de construir o seu texto, como a através de histórias e infográficos, que os outros blogs ainda não estão utilizando, trazendo um diferencial para o seu texto.
Depois da análise e pesquisa do tema, você saberá quais tópicos devem fazer parte dos seus textos, tópicos estes que devem ser estruturados em Heading Tags.
Heading Tags são tags utilizadas em um blog para indicar o início de um novo tópico ou subtópico, por exemplo:
Essas marcações podem ser feitas facilmente em CMSs que contém editor de texto, como o WordPress.
Cada tópico do seu texto deve ser utilizado para fazer o texto fluir melhor, por exemplo, neste texto que você está lendo cada uma das dicas é um H3 e sem essa marcação o Google não entenderia que elas estão subordinadas ao tópico “8 dicas para ter um bom blog de hotel” que é a H2 onde elas estão inseridas.
Com a estrutura do texto pronta, é hora de colocar o “recheio”, alimente cada tópico com o conteúdo correspondente ao enunciado.
Para manter uma leitura mais ágil, utilize parágrafos curtos, linguagem direta e grife os pontos importantes do seu texto.
Quando lemos um texto de blog é normal fazermos uma leitura escaneada, sem ler o texto por completo, apenas assimilando os principais pontos, por isso, facilite esse tipo de leitura.
Após escrever, pense nas imagens, vídeos e demais componentes que farão parte do seu texto.
Cada elemento deve contextual, nada de utilizar imagens decorativas entre os tópicos que não agregam nada ao texto.
Uma dica importante é diminuir o tamanho das imagens antes de colocar no conteúdo, permitindo que elas possam ser carregadas mais rápidas, eu costumo utilizar o Tinify para fazer isso.
Seu texto está pronto, todo bonitão, isso significa que é só postar? Calma, ainda não.
Além do texto que aparecerá na página do texto em seu site, você precisa pensar também em adicionar um título e uma descrição exclusiva para as buscas, componentes chamados de Meta Title e Meta Description, ou, Título SEO e Descrição SEO.
Ambos servem para que os buscadores, como o Google, compreendam mais facilmente qual é o assunto do seu texto.
Algumas dicas para criar bons Meta Titles e Meta Descriptions são:
Essas são apenas algumas das dicas utilizadas por blogs de sucesso, mas certamente as mais cruciais para que você comece a conquistar cliques vindo das buscas.
Além disso, duas qualidades são indispensáveis na hora de começar essas estratégias:
Gostou deste conteúdo? Quer saber mais dicas para construir um blog de qualidade para o seu hotel? Preencha o formulário abaixo que vamos te ajudar a criar uma estratégia de SEO para o blog do seu hotel, pousada ou resort!