17/03/2025

Thiago Mourão

Google Ads Hotel e Google Central de Hotel: Como aumentar as reservas diretas e diminuir as comissões das OTAs com estas ferramentas

Blog Post - Google Hotel Ads e Google Central de Hotel

Manter boa margem de lucro de um hotel envolve diversas variáveis. Uma das mais fundamentais é diminuir as comissões das OTAs.

Uma das formas primordiais de fazer isto é através de um bom posicionamento no Google Central de Hotéis, seja por link de reserva gratuito, seja pelo Google Ads através das funcionalidades do Google Hotel Ads

Mas o que são estas ferramentas e como elas realmente ajudam os hoteleiros a fazerem mais reservas diretas e pagar menos comissões às OTAs?

O que é o Google Hotel Ads?

O Google Hotel Ads é a mesma plataforma de anúncios do Google Ads, porém como ela está ligada ao motor de reservas do hotel, é capaz de exibir anúncios que mostram tarifas do seu hotel, em tempo real, diretamente nos resultados do Google, incluindo a aba de pesquisas e o Google Maps. Ele permite que seu hotel concorra com as OTAs exibindo seus próprios preços e direcionando os viajantes para o seu site de reservas, em vez de terceiros.

Além disto, as inserções são feitas de acordo com o momento de compra do cliente, otimizando o custo do hotel anunciante. 

No vídeo abaixo, você verá como é por dentro da Google Hotel Ads. 

O que é a Google Central de Hotéis?

A Google Central de Hotéis é um espaço dentro do Google Travel que reúne hotéis, permitindo que os viajantes comparem tarifas e façam reservas com mais praticidade. Essa ferramenta centraliza informações vindas das OTAs e dos motores de reservas dos hotéis, criando uma experiência mais transparente para o usuário.

Toda vez que um usuário busca preço de hotel no Google, aparece uma lista de hotéis com preços na localidade buscada. Quando o usuário clica, é levado à Central Google de Hotéis. Você verá ao vivo como funciona a experiência dentro da Central de Hotéis no vídeo abaixo.

Este espaço também permite anúncios de preços personalizados com as ferramentas do Google Hotel Ads. 

Como estas ferramentas podem diminuir as comissões das OTAs?

Menos dependência das OTAs – Competir diretamente nos mesmos espaços onde as OTAs anunciam.

Maior visibilidade online – Aparecer quando os viajantes pesquisam ativamente por hospedagem.

Mais reservas diretas – Direcionar hóspedes para seu próprio motor de reservas, sem intermediários.

Otimização do custo de mídia – Melhor controle sobre investimentos em anúncios, reduzindo custos de aquisição.

Como começar?

Para aproveitar ao máximo essas ferramentas, é essencial conectar sua conta do Google Ads ao seu motor de reservas e configurar corretamente o Google Hotel Ads. No vídeo abaixo, explico detalhadamente como tudo isso funciona e como você pode posicionar seu hotel para atrair mais reservas diretas:

E se você quer uma ajuda profissional para se posicionar melhor na internet e diminuir o valor que você paga de comissões às OTAs, preencha o formulário abaixo e vamos agendar uma consultoria gratuita