05/06/2023

Thiago Mourão

COMO UTILIZAR O GOOGLE NO MARKETING HOTELEIRO

Google no marketing hoteleiro

Uma lista de possibilidades de marketing hoteleiro dentro do Google e os primeiros passos de como montar uma estratégia de marketing com tráfego pago e tráfego orgânico no Google.

Existem algumas maneiras de fazer seu hotel figurar no topo do Google: as maneiras gratuitas e as maneiras pagas. E qual você deve seguir? As duas. 

O que é Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncio do Google. Através dela, você consegue colocar sua marca em diversos posicionamentos da rede Google, inclusive Youtube e sites ligados ao AdSense, portanto te permite uma alta exposição em um curto espaço de tempo. Por isso, o uso do Google Ads é ideal durante toda a estratégia de marketing voltada para o Google.

Quais são os posicionamentos possíveis de anúncios no Google?

  • Palavra-chave
  • Discovery
  • Rede de Display
  • Video
  • Google Shopping
  • Google Meu Negócio

Como usar o Google Ads na Estratégia de Marketing Hoteleiro?

O Google Ads pode e deve ser usado de diversas maneiras. Mas, a principal delas é a campanha de palavra-chave. Comprar palavras-chave da sua marca, por exemplo, pode evitar que OTAs coloquem o anúncio delas à frente do seu. Portanto, uma campanha bem estruturada de palavra-chave pode encurtar o caminho do viajante até o site do seu hotel ou equipamento turístico. 

Além disso, como as estratégias de marketing para turismo devem utilizar-se de táticas que gerem desejo, anúncios em vídeo no Youtube é ultra recomendado, já que a segmentação de público do Google ads é ultra poderosa se você tiver intimidade com as formas de montar públicos certeiros. 

E como colocar o hotel em um posicionamento de destaque no Google gratuitamente? 

Google Meu Negócio 

Todo negócio físico deve ter um Google Meu Negócio atualizado. Isso é fundamental para a encontrabilidade da empresa no Google e também para a autoridade dela, já que no GMN seus clientes podem avaliar e dar nota ao seu hotel ou equipamento turístico e de bem-estar. Também é possível criar posts lá dentro, o que ajuda a mostrar a empresa atualizada. Enfim, trabalhar um bom Google Meu Negócio pode te garantir muitos cliques a mais e muito mais possibilidade de negócio para seu hotel ou equipamento turístico e de bem-estar. 

Google Meu Hotel 

Com milhões de pessoas pesquisando por hotéis todos os dias, é essencial que o seu estabelecimento seja encontrado facilmente. O Google Meu Negócio para Hotéis aumenta as chances de o seu negócio ser descoberto pelos viajantes que estão em busca de acomodações na sua região. Já que a plataforma possui uma configuração precisa, facilitando sua posição na região que está seu hotel. Inclusive, essa é uma forma que o seu hotel tem de aparecer antes das OTAs. 

Ao fazer o cadastro do seu negócio, insira as palavras-chave do seu hotel, assim, é possível rankear no Google com mais facilidade. Essa plataforma possibilita que você se posicione no Google Maps, administre as informações do estabelecimento, como ofertas de acomodações, número de telefone, responda aos comentários de hóspedes, coloque fotos de alta qualidade que gerem desejo e crie anúncios.

Como usar Blog e Canal do Youtube na estratégia de marketing hoteleiro?

Trabalhar com blog e/ou canal no Youtube, vai te ajudar a ranquear nas buscas se você utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Criar conteúdo para blog alimenta o Google de informações e, logo, responde com mais precisão aos buscadores, portanto, consegue boas colocações no ranking da plataforma. Como os blogs são atualizados constantemente, o Google entende que a informação contida no blog é a que melhor condiz com a realidade. Por isso, a importância do blog nas estratégias de marketing digital para hotéis. 

Da mesma forma funciona o Youtube. O Youtube é a melhor plataforma para ser encontrado ou aparecer para o viajante, gerando desejo. Investir em vídeos bem-feitos, verdadeiros e que mostrem o melhor do local turístico, vale cada dia mais a pena em um mundo digital que prioriza consumo e distribuição de vídeos. 

Também no Youtube é necessário trabalhar técnicas de SEO, já que o Youtube é uma plataforma de busca altamente usada. O Brasil está em 3° lugar no uso do Youtube em todo mundo, baseado nos dados do Statista.

Como utilizar o Google na estratégia de marketing digital do hotel? 

Para incluir o Google em sua estratégia de marketing digital, é fundamental que você conheça a jornada do seu cliente ou hóspede. Cada posicionamento que mencionamos aqui pode servir mais adequadamente a uma ou outra etapa do funil, portanto é imprescindível que você conheça muito bem seu público-alvo, quem são seus hóspedes ou visitantes e como eles te encontram – a jornada deles até você e depois até a compra. 

Quando você tem essa jornada do cliente ou jornada do hóspede desenhada, você consegue tanto otimizar seu conteúdo nos blogs e nas redes sociais, quanto você consegue colocar o anúncio certo para a pessoa certa. E assim, o marketing digital no Google possibilita você encurtar esta jornada de compra do hóspede ou turista.  

+ Veja também: Jornada do Cliente: Como tornar seu hóspede um vendedor?

Como montar uma estratégia de marketing hoteleiro no Google?

Depois que você tiver a persona e a jornada da persona até se tornar sua cliente, você pode começar a desenhar sua linha editorial de blog e ,através de técnica de SEO, produzir o conteúdo, isto é, os blog posts, que são ferramentas primordiais na divulgação do setor hoteleiro e turístico, mas ainda pouco exploradas como deveriam. 

Então, você precisa ter uma verba para tráfego pago no Google Ads. Com ele, você fará anúncios de palavras-chave para garantir que quem procure seu hotel realmente te encontre e não se perca em um site de uma OTA ou mesmo um concorrente. 

Em seguida, procure fazer anúncios em vídeo para quem entrou no seu site ou mesmo para alcançar quem ainda não viu nenhum conteúdo ou site seu. 

Simplifique as informações através de landing pages específicas em ocasiões de pacotes especiais como Reveillon e Natal ou Carnaval. Quando fizer anúncios para estas datas, já envie o lead para uma página específica. Enviá-lo à página geral do hotel o fará perder tempo procurando o que quer. E lembre-se: o que o internauta menos quer é perder tempo. 

Crie uma rotina de abastecimento de post na comunidade do Youtube e também no Google Meu Negócio, essas atualizações também garantem que você consiga mais tráfego e perca menos clientes. 

Tráfego 360

Este artigo te deu um mapa geral do tráfego 360 no Google. Ou seja, cercar o seu hóspede/turista durante a jornada dele de pesquisa no Google. Isto é feito por tráfego pago e tráfego orgânico trabalhando juntos, com criatividade e assertividade.

Se você quiser aprofundar seu conhecimento sobre como se posicionar no Google, preencha o formulário abaixo e baixe nosso e-book gratuito 3 Formas de Ter Seu Hotel no Topo do Google.