14/06/2023

Thiago Mourão

Instagram para Hotéis: Como criar uma rede bem posicionada

Instagram Para Hotéis

Aprenda um passo a passo do que olhar quando avaliar a qualidade do perfil de Instagram de um empreendimento turístico 

O que é um Instagram bem posicionado?

Um perfil de Instagram bem posicionado é um perfil claro, que cumpre objetivos e tem uma audiência interessada no conteúdo. Mas, como ter tudo isso? Como fazer com que as pessoas entrem no meu perfil, entendam exatamente não só meu serviço, mas também, meu diferencial e ainda por cima engajem e peçam orçamento

É claro que você vai precisar de criatividade e técnica. E um bom profissional ou agência te auxiliando. Mas, é preciso que você entenda o básico de um Instagram bem feito até para conseguir avaliar seus prestadores de serviços. A Imbirema Comunicação fez um checklist que será compartilhado agora com você. Vamos falar de item por item, e depois desta leitura você terá muito mais embasamento para avaliar se o seu Instagram está bem posicionado ou não. 

+ Veja também: Redes Sociais para Hotéis: Venda Mais Usando Social Selling

 Lista básica de itens que posicionam o Instagram:

  • Bio bem elaborada com seu melhor link
  • Destaques bem feitos e com boa curadoria
  • 3 primeiros posts fixados contextualizando seu negócio, quebrando objeções e apontando diferenciais
  • Feed que conte uma história que o visitante tenha vontade de fazer parte
  • Stories ativos e interativos 

Pense no perfil do Instagram como um pequeno site com blog. Nele, devem estar presentes as informações institucionais do seu hotel ou empreendimento turístico e conteúdos que auxiliem a trajetória de quem vai demandar seu serviço. Mas, vamos começar pelo começo. A sua bio. 

✅ Bio bem elaborada com seu melhor link

Você tem 150 caracteres para mostrar ao visitante qual é o principal benefício do seu negócio turístico. Atente-se à palavra-chave que vai chamar a atenção de seu cliente. Se for conforto, não esqueça de usá-la, se for praticidade, idem e assim por diante. Se o nome já é “Hotel Malibu”, não perca tempo repetindo a palavra Hotel, já que está no seu nome. Seduza em poucas palavras descrevendo o que você tem de melhor. 

Suítes confortáveis à beira do mar e um serviço personalizado, que se preocupa com o descanso e bem-estar de sua família. Reserve aqui:

Este é um exemplo de bio que já demonstra a essência do lugar. Se for @pousadaalgumacoisa, você já sabe que é uma pousada à beira do mar de alto padrão, confortável para a família. Já é um belíssimo começo.

Perceba que terminamos nossa bio com “reserve aqui”. Afinal, logo embaixo da bio, você precisa colocar algum link importante, normalmente o seu site, ou o WhatsApp ou Linktree. Há quem seja contra mais de um link, mas é importante que você especifique muito bem para onde cada link vai levar seu visitante.

Bio do Instagram

Após encantar seu visitante em 150 caracteres, chegou a hora de mostrar alguma coisa para ele. Por isso, você vai mostrar o melhor do seu negócio através dos destaques

✅ Destaques bem feitos e com boa curadoria

Estas bolinhas podem fazer o visitante maratonar nelas, dentro da temática que mais lhe interessa (quartos, gastronomia, etc). Elas também podem quebrar objeções e tirar dúvidas dos visitantes. Portanto, é importante que você cuide muito bem deles, pensando não só nas divisões, como também no material em si, recolhendo o que você tem de mais alta qualidade.

➡️ Dica: Sempre visite seu perfil com olhar de quem não conhece nada do seu negócio. Perceba se você consegue entender a que se propõe aquele empreendimento hoteleiro/turístico ou evento. 

Destaques do Instagram

O feed do seu negócio conta uma história bacana

✅ 3 primeiros posts fixados contextualizando seu negócio, quebrando objeções e apontando diferenciais

Quando olhamos aqueles quadradinhos do feed de alguém ou de algum negócio, podemos perceber ali fragmentos de uma história. A história de vida do local se reflete nas transformações registradas nos posts diários ou quase diários. Faça o exercício de olhar  o seu perfil com esta visão: a de alguém que entra ali pela primeira vez. Ela vai se encantar com a história que seu empreendimento conta ali no Instagram? Vai querer fazer parte daquela história? Vai se enxergar ali dentro das fotos e vídeos?

Pois bem, toda história começa pelo começo. Portanto, o Instagram liberou que você fixe 3 posts. Use essa ferramenta para contextualizar seu negócio para quem está chegando agora. Um carrossel contando a história do empreendimento, mostrando onde ele fica e qual o maior diferencial dele naquela região. 

Também crie mais dois posts com o que chamamos de conteúdo topo de funil. Ou seja, aqueles primeiros conteúdos que as pessoas que estão começando a buscar a viagem ou o hotel consomem

É comum social medias e donos de negócios que fazem as próprias redes esquecerem de posts topo de funil. Ou seja, posts que sempre falem com quem está chegando agora. Lembre-se que a rede cresce, ou deve crescer, todo dia. Portanto, diariamente tem gente tentando entender sobre o que é seu empreendimento. Receba bem estas pessoas. 

Tenha linhas editoriais que contam a história do seu negócio e do contexto em que se insere e envolva quem consome o conteúdo.

Post fixado

✅ Feed que conte uma história que o visitante tenha vontade de fazer parte

É importante que sua equipe de marketing e o seu empreendimento estejam juntos a fim de levar a melhor experiência ao visitante do Instagram

Um dos maiores erros encontrados no Instagram é justamente a falta de cuidado com a experiência do usuário. Por exemplo, se o story é em formato vertical,  você precisa criar conteúdo vertical. Se o feed te dá 1080×1080 de imagem, use isso e não invente molduras ou qualquer outro elemento que diminua a área da imagem. 

As plataformas estudam muito o comportamento e a experiência de seus usuários, portanto, é muito indicado seguir exatamente as diretrizes delas. Quanto mais apropriado o formato da mídia que você ou sua equipe de marketing postar, mais distribuição ela terá

O outro ponto fundamental para seu hotel ter um bom posicionamento no Instagram é atentar-se à qualidade do que você posta. A espontaneidade é uma palavra-chave bastante central nas redes sociais. Mas, não deve ser confundida com má qualidade, principalmente em perfis profissionais. 

Fotos e vídeos são o meio pelo qual seus clientes e futuros clientes se comunicam diariamente com você . Por isso, é muito importante que as fotos e os vídeos do seu hotel sejam, mesmo que para o Instagram, muito bem focadas, interessantes e que realmente façam as pessoas terem vontade de estar ali. 

A sugestão da Imbirema Comunicação é de que o hotel ou empreendimento turístico tenha fotos profissionais novas 4 vezes ao ano. A dinâmica de mudança, típica da hotelaria e do turismo, gera muito conteúdo e necessidade constante de atualização do acervo de fotos e vídeos. Portanto, este é um investimento de suma importância para o negócio.

Os posts também são uma forma interessante de você educar seu cliente e futuro cliente, além de deixá-lo mais preparado para a compra ou recompra. Assim, é fundamental ter linhas editoriais que quebrem objeções, respondam perguntas frequentes e que já deixem bem claro para quem é o serviço ofertado. 

Instagram bem posicionado é Instagram com interlocutor(es) muito bem delineado(s) e claro(s) em sua comunicação. 

Quanto mais claro seus posts e seu Instagram deixarem o seu empreendimento turístico, maior sua taxa de conversão com menor esforço do seu time de vendas. Portanto, lembre-se: você nunca teve tanta oportunidade de entender a cabeça do seu cliente e futuro cliente como agora! Responda as dúvidas nos comentários, treine sua equipe de vendas para utilizar ferramentas, como o Business Suite, que facilitam estas respostas e que criam automações nativas no Facebook e no Instagram

+ Veja também: Fidelização do cliente: veja como tornar seus hóspedes fiéis

print feed instagram

✅ Stories ativos e interativos 

Seu negócio e seu cliente ali cara a cara, todo dia. Com infinitas possibilidades de interação, os stories te permitem conhecer melhor seu cliente e mandá-lo para um canal de conversão, seja DM, seja WhatsApp, seja site. A tela dos stories fica cheia, é uma experiência incrível para quem assiste. É, então, uma excelente ferramenta para gerar desejo. É aquela tela cheia mostrando o sol refletindo na piscina azul transparente com os coqueiros atrás. É uma forma incrível de fazer o usuário já querer falar com você. 

Também, os stories são incríveis por conta de seus sticks. Ou seja, figurinhas interativas. Através desta figura interativa, você consegue entender, por exemplo, quantos dos seguidores que já foram ao seu hotel e quantos ainda não.

Os stories são distribuídos majoritariamente para quem engajou com você ultimamente. Principalmente, aqueles que interagiram com você através de mensagens. Então, são seu público mais quente, que mais te vê, que mais vai lembrar da sua marca dentre aqueles seguidores. 

Por isso, é fundamental que você e sua equipe de marketing tenham um planejamento e editorias para stories. E que estas editorias também gerem informações sobre o público. Abrir caixa de perguntas é excelente para conhecer as objeções dos seguidores.

print stories

Um Instagram bem posicionado tem stories ativos e bastante interativos, que levam leads, gratuitamente, até a plataforma de conversão do negócio

Também é importante a distribuição de conteúdo através do tráfego pago, para você ampliar e consolidar sua audiência, além de enviar leads para seus canais de vendas. Mas, este é assunto para outro artigo. 

Se você quer ter uma avaliação GRATUITA do seu Instagram, com passos para você seguir para melhorar,  pela Imbirema Comunicação e Marketing preencha o formulário abaixo! 🙂