Descubra como atrair mais hóspedes através de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para hotéis.
Quando você está pesquisando sobre a sua próxima viagem no Google e acaba acessando um texto, está entrando em contato com um conteúdo.
O mesmo acontece com as suas pesquisas no YouTube, ou outros conteúdos que você entrar em contato em redes sociais como o Instagram, Tik Tok ou Facebook.
Apesar de não parecer, alguns desses conteúdos estão inseridos em uma estratégia de Marketing, tendo a motivação de despertar o seu interesse e fazer você entrar na mira da marca.
Uma estratégia baseada em conteúdos cabe perfeitamente no planejamento do Marketing Hoteleiro de uma hospedagem, e é sobre ela que você vai aprender hoje. Boa leitura!
O Marketing de Conteúdo para hotéis é uma estratégia de Marketing Digital focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e engajar um público específico – neste caso, potenciais hóspedes.
Ao invés de apenas promover os serviços do hotel, o Marketing de Conteúdo procura educar, informar ou entreter o público.
Isso pode incluir materiais sobre destinos turísticos locais, dicas de viagem, informações sobre eventos culturais na região, ou até mesmo guias de experiências únicas oferecidas pelo hotel.
A grande premissa aqui é oferecer materiais que não são uma venda, indo na mão contrária do Marketing tradicional, oferecendo ao seu público-alvo conteúdos que conversam com suas dúvidas, necessidades e interesses, e que também estão relacionados ao seu negócio.
Ainda não está convencido de que investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo para hotéis é uma boa opção? Confira algum dos seus principais benefícios:
Antes de entender como uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser colocada em prática, é importante conhecer os canais utilizados dentro dela:
Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo para hotel e quais são os canais utilizados nessa estratégia, confira um passo a passo de como a colocar em prática:
Determine o que você deseja alcançar com sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Isso pode incluir aumentar o reconhecimento da marca, melhorar o engajamento do cliente, impulsionar as reservas diretas, ou estabelecer autoridade no setor. Ou mesmo, divulgar pacotes específicos.
Realize pesquisas para entender quem são seus hóspedes ideais, suas necessidades, interesses e comportamentos.
Aqui você pode fazer análises de mercado, pesquisas com hóspedes anteriores, e o uso de dados de redes sociais.
Crie uma ou mais personas de cliente representativas do seu público-alvo. Isso ajudará a personalizar e direcionar seu conteúdo de forma mais eficaz.
Decida quais plataformas (como blogs, mídias sociais, YouTube, etc.) são mais adequadas para alcançar seu público-alvo. A seleção deve se basear em onde seu público passa o seu tempo e consome conteúdo.
Planeje e organize o conteúdo que será criado.
Um calendário de conteúdo ajuda a manter a consistência e a cobrir uma variedade de tópicos relevantes ao longo do tempo.
Crie conteúdo que seja informativo, envolvente, e valioso para seu público.
Lembrando que cada canal vai necessitar de um tipo específico de conteúdo.
Use técnicas de SEO para garantir que seu conteúdo seja facilmente encontrado nos motores de busca.
Isso inclui a utilização de palavras-chave relevantes, meta-descrições, e estrutura de conteúdo otimizada.
Compartilhe seu conteúdo através dos canais escolhidos, e considere usar tráfego pago para aumentar seu alcance ou a quantidade de ações definidas lá nos seus objetivos
Monitore os comentários e interações e responda de maneira a construir um relacionamento com seu público. O engajamento é chave para construir confiança e lealdade.
Use ferramentas analíticas para monitorar o desempenho do seu conteúdo. Analise o que funciona bem e o que pode ser melhorado, e ajuste sua estratégia conforme necessário.
Ainda tem dúvidas de como o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado na estratégia de um hotel, confira alguns exemplos abaixo:
Colocar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para hotéis em prática com certeza requer planejamento e trabalho, itens que somados ao dia-a-dia de um gestor de um hotel, podem ficar difíceis de serem encaixados.
Foi pensando nisso que surgiu a Imbirema, somos uma agência de Marketing Digital criada por pessoas que vivem e respiram a hotelaria e que se uniram para fazer o seu negócio conquistar mais reservas e lucratividade.
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