É inegável a importância que as redes sociais têm sobre as pessoas e, principalmente, para os negócios. Por meio delas, é possível se comunicar, oferecer um produto e até criar autoridade em determinada área. Tudo isso “gratuitamente”, permitindo estar em contato diário com uma audiência interessada nos serviços oferecidos.
Isso não é diferente no setor hoteleiro, pois as redes sociais podem desempenhar um papel fundamental na atração de novos hóspedes, aumentando a visibilidade do seu hotel e, consequentemente, impulsionando as vendas.
Além de ser um espaço para socialização, as redes também são utilizadas para vendas. O termo utilizado para esse processo de vender por meio delas é o Social Selling, que engloba todo o caminho para atrair o hóspede, estabelecer um relacionamento com ele e, por fim, concretizar a venda.
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O Social Selling é uma abordagem que utiliza as redes sociais para atrair, envolver e converter potenciais hóspedes. Isso significa que o seu hotel utilizará as redes sociais como um canal de vendas, porém, de forma menos agressiva e direta, o que chamamos de Soft Sell. Em vez de focar apenas na venda, o seu hotel irá interagir com o hóspede, compreender suas objeções e superá-las, e somente após essas etapas ele fechará a reserva. Esse é o caminho que o levará à compra final.
Aqui na Imbirema Comunicação e Marketing, já gerenciamos as redes de diversos hotéis, gerando desejo, engajamento e vendas. Para isso, listamos ações que tornaram essas redes sociais fontes poderosas de vendas para os hotéis.
Em primeiro lugar, para criar uma rede social vendedora, é essencial conhecer seu público-alvo. Você deve entender quais são as necessidades e preferências dos seus potenciais hóspedes. Assim, é possível personalizar seu conteúdo para atender às necessidades e desejos específicos do seu público.
É fundamental que a equipe comercial participe da formatação desse público-alvo e suas personas, afinal é no comercial que chegam as dores e os desejos desse público.
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O conteúdo é o principal fator que irá fazer sua rede social de fato vendedora. Ao longo do nosso trabalho, percebemos que dar preferência a fotos e vídeos de alta qualidade melhoram muito a distribuição das redes sociais (que não foram feitas para distribuir panfletos) e ainda mostram as melhores características do hotel. Portanto, evitamos o uso excessivo de arte e molduras, o que chamamos de “panfletagem”, que são muitas artes com promoção e desconto do seu hotel, essas postagens não geram desejo no seu futuro cliente.
As redes sociais são ferramentas de comunicação rápida e direta com seus seguidores. Portanto, a interação com eles é fundamental. Responda sempre aos comentários e esteja disponível para esclarecer dúvidas que as pessoas possam ter. Esteja presente para oferecer suporte e assistência. Tecnicamente, quando você responde comentário, o algoritmo entende a importância do post e o distribui melhor.
Além disso, incentive os hóspedes a compartilharem as experiências que estão vivenciando no seu hotel. Isso pode ser feito por meio de hashtags específicas ou pedindo que marquem o seu hotel nas postagens.
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As redes sociais são excelentes para superar as objeções que os potenciais hóspedes possam ter. Ao conhecer o público que frequenta o seu hotel, será mais fácil entender as suas preocupações e dificuldades.
Por exemplo, no caso de um hotel fazenda com atividades externas, no período de chuva, mostre atividades internas com pessoas sorridentes e curtindo o hotel. Se você tiver um hotel de montanha, em períodos de calor, mostre como é muito mais tranquilo ir para a cachoeira que aventurar-se no tumulto da praia.
Ao identificar o que está impedindo que o hóspede feche a reserva, você pode agir de forma direcionada para convencê-lo de que o seu hotel possui o diferencial que ele procura. Utilize as redes sociais para fornecer informações relevantes e persuasivas que abordem essas objeções de maneira clara e convincente.
Sempre que lhe pedirem informações pelas redes sociais, busque trazer o prospect para uma fonte de tráfego própria como o WhatsApp e o e-mail. Utilize essas informações para adicionar esses contatos à sua lista de contatos, formando uma base sólida e usando elas para rodar campanhas de marketing direcionadas.
+ Veja também: Como receber mais mensagens e fechar mais reservas através de uma estratégia de WhatsApp para hotéis
É muito comum social medias caírem no erro de acharem que todos conhecem o hotel, esquecendo-se de criar posts que contextualizam o hotel. É importante que você tenha uma editoria que se repita de semana em semana mostrando de maneira geral o hotel e onde ele se localiza.
Estes posts de topo de funil alcançam potenciais hóspedes que ainda não conhecem o seu hotel, que nunca visitaram seu destino e não sabem dos seus diferenciais. Esses posts devem ser atrativos, de forma que despertem o interesse do usuário em conhecer mais sobre o seu hotel.
Definitivamente, as redes sociais oferecem um enorme potencial para que o seu hotel alcance e se conecte com seus futuros hóspedes. Ao utilizá-las de maneira estratégica e analítica, você terá em mãos uma rede social que venderá enquanto você dorme.
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