26/05/2023

Thiago Mourão

Redes Sociais para Hotéis: Venda Mais Usando Social Selling

Redes Sociais para hotéis

É inegável a importância que as redes sociais têm sobre as pessoas e, principalmente, para os negócios. Por meio delas, é possível se comunicar, oferecer um produto e até criar autoridade em determinada área. Tudo isso “gratuitamente”, permitindo estar em contato diário com uma audiência interessada nos serviços oferecidos.

Isso não é diferente no setor hoteleiro, pois as redes sociais podem desempenhar um papel fundamental na atração de novos hóspedes, aumentando a visibilidade do seu hotel e, consequentemente, impulsionando as vendas.

Além de ser um espaço para socialização, as redes também são utilizadas para vendas. O termo utilizado para esse processo de vender por meio delas é o Social Selling, que engloba todo o caminho para atrair o hóspede, estabelecer um relacionamento com ele e, por fim, concretizar a venda.

+ Veja também: Jornada do Cliente: Como tornar seu hóspede um vendedor?

Social Selling: Criando uma Rede Social Vendedora

O Social Selling é uma abordagem que utiliza as redes sociais para atrair, envolver e converter potenciais hóspedes. Isso significa que o seu hotel utilizará as redes sociais como um canal de vendas, porém, de forma menos agressiva e direta, o que chamamos de Soft Sell. Em vez de focar apenas na venda, o seu hotel irá interagir com o hóspede, compreender suas objeções e superá-las, e somente após essas etapas ele fechará a reserva. Esse é o caminho que o levará à compra final.

Redes Sociais para Hotéis que Convertem

Aqui na Imbirema Comunicação e Marketing, já gerenciamos as redes de diversos hotéis, gerando desejo, engajamento e vendas. Para isso, listamos ações que tornaram essas redes sociais fontes poderosas de vendas para os hotéis.

jornada de compra do viajante

Conheça seu Público-Alvo

Em primeiro lugar, para criar uma rede social vendedora, é essencial conhecer seu público-alvo. Você deve entender quais são as necessidades e preferências dos seus potenciais hóspedes. Assim, é possível personalizar seu conteúdo para atender às necessidades e desejos específicos do seu público. 

É fundamental que a equipe comercial participe da formatação desse público-alvo e suas personas, afinal é no comercial que chegam as dores e os desejos desse público. 

+ Saiba como alinhar sua equipe comercial com a equipe de marketing

Fotos e vídeos nativos

O conteúdo é o principal fator que irá fazer sua rede social de fato vendedora. Ao longo do nosso trabalho, percebemos que dar preferência a fotos e vídeos de alta qualidade melhoram muito a distribuição das redes sociais (que não foram feitas para distribuir panfletos) e ainda mostram as melhores características do hotel. Portanto, evitamos o uso excessivo de arte e molduras, o que chamamos de “panfletagem”, que são muitas artes com promoção e desconto do seu hotel, essas postagens não geram desejo no seu futuro cliente.

Rede social para hotéis cliente Imbirema

Interação nas Redes Sociais para Hotéis

As redes sociais são ferramentas de comunicação rápida e direta com seus seguidores. Portanto, a interação com eles é fundamental. Responda sempre aos comentários e esteja disponível para esclarecer dúvidas que as pessoas possam ter. Esteja presente para oferecer suporte e assistência. Tecnicamente, quando você responde comentário, o algoritmo entende a importância do post e o distribui melhor

Além disso, incentive os hóspedes a compartilharem as experiências que estão vivenciando no seu hotel. Isso pode ser feito por meio de hashtags específicas ou pedindo que marquem o seu hotel nas postagens.

Interação redes sociais para hotéis

+ Veja também: Fidelização do cliente: veja como tornar seus hóspedes fiéis

Quebre objeções dos hóspedes nas redes sociais

As redes sociais são excelentes  para superar as objeções que os potenciais hóspedes possam ter. Ao conhecer o público que frequenta o seu hotel, será mais fácil entender as suas preocupações e dificuldades

Por exemplo, no caso de um hotel fazenda com atividades externas, no período de chuva, mostre atividades internas com pessoas sorridentes e curtindo o hotel. Se você tiver um hotel de montanha, em períodos de calor, mostre como é muito mais tranquilo ir para a cachoeira que aventurar-se no tumulto da praia.  

Ao identificar o que está impedindo que o hóspede feche a reserva, você pode agir de forma direcionada para convencê-lo de que o seu hotel possui o diferencial que ele procura. Utilize as redes sociais para fornecer informações relevantes e persuasivas que abordem essas objeções de maneira clara e convincente.

Capte os contatos dos clientes

Sempre que lhe pedirem informações  pelas redes sociais, busque trazer o prospect para uma fonte de tráfego própria como o WhatsApp e o e-mail. Utilize essas informações para adicionar esses contatos à sua lista de contatos, formando uma base sólida e usando elas para  rodar campanhas de marketing direcionadas.

+ Veja também: Como receber mais mensagens e fechar mais reservas através de uma estratégia de WhatsApp para hotéis

Posts de topo de funil

É muito comum social medias caírem no erro de acharem que todos conhecem o hotel, esquecendo-se de criar posts que contextualizam o hotel. É importante que você tenha uma editoria que se repita de semana em semana mostrando de maneira geral o hotel e onde ele se localiza.

Estes posts de topo de funil alcançam potenciais hóspedes que ainda não conhecem o seu hotel, que nunca visitaram seu destino e não sabem dos seus diferenciais. Esses posts devem ser atrativos, de forma que despertem o interesse do usuário em conhecer mais sobre o seu hotel.

Definitivamente, as redes sociais oferecem um enorme potencial para que o seu hotel alcance e se conecte com seus futuros hóspedes. Ao utilizá-las de maneira estratégica e analítica, você terá em mãos uma rede social que venderá enquanto você dorme.

Se você quer uma estratégia de Marketing Digital desenhada para seu hotel, envie uma mensagem para a gente através do formulário abaixo: