Em muitas empresas, é comum observar equipes de marketing e comercial que não se comunicam ou não trabalham juntas. Essa falta de alinhamento pode levar a problemas de entendimento dos papéis e processos de trabalho de cada equipe.
Provavelmente, você já ouviu ou proferiu falas como essas antes: “o público é ruim” ou “a equipe comercial é fraca, não sabe vender nem se organizar”. Certamente, elas deixam muito claro a falta de alinhamento entre as equipes.
Por isso, surge o conceito de Smarketing, como uma solução para essa questão, unindo o marketing e o setor comercial. Dessa forma, é possível fazer mudanças na comunicação com maior velocidade, além de obter, instantaneamente através da equipe comercial, informações sobre o teor da comunicação que a audiência da empresa traz, como: dúvidas, objeções, desejos ou o que chama a atenção.
O termo Smarketing foi criado pelo Hubspot e significa a combinação das palavras sales (vendas) e marketing. O intuito é integrar as estratégias do marketing com o setor comercial. Alinhar as metas, os objetivos e os processos dessas duas áreas para garantir resultados mais efetivos.
A principal função da equipe de marketing é criar estratégias e campanhas para atrair os futuros hóspedes com base na compreensão do público-alvo e gerar leads qualificados por meio de métodos, utilizando o Tráfego 360, ou seja, tráfego pago e orgânico, assim como fazemos na Imbirema Comunicação e Marketing.
Já a função da equipe comercial é receber esses leads que chegaram através das ações feitas pela equipe de marketing. O comercial deve apresentar o serviço da empresa, destacar seus benefícios e adaptar a forma que aborda cada hóspede de acordo com suas especificidades. Por fim, o objetivo é fechar a hospedagem, ou seja, transformar os leads em clientes satisfeitos.
Quando falamos de empresas que conseguem manter esses dois setores internos, fica muito mais fácil fazer isso, basta criar um espaço físico dividido entre os dois setores e protocolos de trocas e tratamento de informações.
Mas, e quando o setor de marketing é feito por uma agência, como é o caso da maioria dos hotéis? Nesse caso, é fundamental algumas ações para alinhar os dois setores.
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Na hotelaria, é comum os serviços de marketing serem fornecidos por agências. Ao longo de nossa experiência de 10 anos na Imbirema Comunicação e Marketing, identificamos um dos maiores problemas nessa dinâmica: o marketing de um lado e o setor comercial do outro. Mas, com algumas mudanças, é possível superar esse obstáculo e estabelecer estratégias que promovam a integração e alinhamento dos objetivos, metas e métodos de trabalho com o Smarketing:
Uma das primeiras medidas para promover essa integração entre as equipes é a criação de um grupo de WhatsApp. Essa plataforma de comunicação que é rápida e eficaz, permite uma troca de informações mais ágil e feedbacks constantes, assim, fica mais fácil o alinhamento de ações e estratégias.
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Outra iniciativa importante é implementar o giro comercial. Esse é um momento semanal em que as equipes se reúnem para discutir e acompanhar os dados de desempenho da empresa. Com isso, é possível compartilhar números de vendas, leads gerados, métricas de campanhas e outras informações importantes. Essa prática permite que ambos os setores estejam sempre atualizados sobre o progresso e possam tomar decisões com base em dados reais.
Estabelecer reuniões entre as equipes de marketing e comercial é fundamental para garantir o alinhamento das metas. Essas reuniões devem acontecer periodicamente e devem ser dedicadas a revisar os objetivos em comum, analisar o desempenho geral e planejar estratégias futuras para obter cada vez mais resultados. Ao compartilhar bons insights, é possível otimizar os esforços das equipes e identificar o que deve ser melhorado.
Implementar essas ações no seu hotel é importante para alinhar essas duas áreas, criando uma estratégia mais efetiva, gerando mais leads de qualidade e aumentando a conversão. A colaboração, comunicação e compartilhamento de dados da equipe, são essenciais para estabelecer uma parceria com bons resultados.
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