23/06/2023

Thiago Mourão

Tráfego Pago para Hotéis: O que é e Como investir

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Entenda como o tráfego pago funciona e como ele pode ampliar o alcance do seu hotel na internet

O que é tráfego pago?

Quando um hotel pagava um espaço publicitário em um jornal, antes do advento da internet, e colocava no anúncio seu telefone para reserva ele já estava fazendo tráfego pago. Ele estava pagando para impulsionar o tráfego de ligações no telefone dele. Isso quer dizer que o tráfego pago sempre existiu, mas não com este nome. 

Com o marketing digital, a expressão tráfego pago se popularizou e remeteu a anúncios on-line. Tráfego pago é quando você paga para gerar mais tráfego pro seu site, seu whatsapp, sua DM, seu post, enfim… 

Como investir em tráfego pago?

Para investir em tráfego pago você precisa ter uma conta em alguma plataforma que seja uma fonte de tráfego: Facebook, Instagram, TikTok, Google, Bing etc… 

Normalmente, cadastrar-se em uma plataforma e criar conta de anúncio é bastante simples, pode ser feito em poucos minutos e imediatamente você já poderá colocar anúncio no ar. 

Ao criar a sua conta, a plataforma solicitará que você coloque sua forma de pagamento preferida. Os anúncios on-line podem ser pagos através de boleto, cartão de crédito ou cartão de débito. O Facebook Ads, da Meta, aceita ainda Pix e PayPal

Como funciona a cobrança das plataformas de anúncios? 

Não existe uma tabela de valores para os anúncios on-line. Eles funcionam através de um leilão que define se o anúncio será mais caro ou mais barato para aquele público específico. Por isso, quanto menor e mais específico seu público for, mais caro será para veicular anúncios. 

Ao colocar o cartão de crédito ou débito, a plataforma fará a cobrança depois que a conta gastar. Se você optar por boleto ou pix, ela irá colocar o valor que foi pago como crédito e descontará diariamente o que foi gasto. Ambos têm vantagens, o ideal é que o seu (sua) gestor (a) de tráfego te oriente em relação a qual é a melhor forma de pagamento. Na Imbirema Comunicação e Marketing, temos clientes que trabalham um ou outro ou ambos em suas estratégias. 

Veja também: Como a Inteligência Artificial faz Hotéis faturarem alto

Principais estratégias para o tráfego pago para hotéis.

Antes de começar a fazer tráfego pago para o hotel, o hoteleiro deve ter muito claro alguns pontos. É claro que eles podem e irão sempre mudar, mas é fundamental que a equipe de marketing e o próprio hoteleiro o seguinte checklist

Defina seu público-alvo

Antes de mais nada, você deve entender e definir o seu público-alvo: quais são as características demográficas e comportamentais dos seus potenciais hóspedes? Por que eles vão para o seu hotel? O que buscam? Com essas informações, é possível direcionar seu anúncio para as pessoas certas e aumentar a chance de conversão. Além disto, quando você tem clareza do público-alvo, você consegue criar anúncios com mensagens muito mais assertivas, falando para ele exatamente o que ele quer ouvir/ler. 

Identifique onde seu cliente está

Existem diversas fontes de tráfego na internet. Cada fonte de tráfego tem sua própria plataforma de anúncios, como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e outras. Muitas pessoas transitam por mais de uma delas ao longo do dia e utilizam cada uma de forma diferente. Às vezes, o viajante pode te encontrar no Google Meu Negócio, verificar que seu hotel é perto de onde ele precisará estar e logo depois, passa a acompanhar o Instagram ou o Youtube pra conhecer melhor e aprofundar o entendimento sobre seu hotel. Também é possível impulsionar seu motor de reservas com o Google Hotel Ads. Anunciar nas duas plataformas garantirá que vai aparecer em todos os caminhos desta jornada. 

Segmentação das campanhas

Todas as plataformas de anúncios on-line oferecem uma série de possibilidades de segmentações baseadas em interesses, comportamentos, localização, gênero, idade e etc. O ideal é que você teste diversos tipos e formas de segmentação para baratear a distribuição dos anúncios e ter mais possibilidade de encontrar o público mais pronto para compra. 

Numa boa gestão de tráfego, públicos são testados o tempo inteiro e de diversas formas, já que há muitas maneiras de se chegar num mesmo público.

Anúncios persuasivos e de qualidade

A qualidade do seu anúncio é fundamental para atrair a atenção do seu público. Para isso, use títulos persuasivos, descrições claras e chamada para ação (CTA). Por exemplo, destaque os benefícios do seu hotel, como a localização privilegiada, os serviços exclusivos que só você oferece e a experiência única que é se hospedar no seu hotel. Utilize imagens atraentes que despertem o interesse e a vontade de conhecer o seu estabelecimento. 

Teste diferentes formatos e tipos de anúncios: vídeos institucionais vs vídeos mais native; fotos vs artes etc. Você pode estar a um anúncio da lotação máxima durante o período de baixa temporada. 

Monitore e otimize a campanha

Assim que suas campanhas de tráfego pago estiverem no ar, é importante acompanhar os resultados e realizar otimizações. Faça uma análise das métricas que a própria plataforma de anúncios fornece, e otimize diariamente seus anúncios para conseguir o máximo de retorno com o investimento que está sendo feito.

Prepare sua equipe comercial e afine com o marketing

Nada pior do que o cliente ver anúncio muito legal e comunicativo e quando chegar ao atendimento comercial se decepcionar com a forma como é tratado ou com a demora em ser respondido. Portanto, é fundamental que sua equipe comercial seja muito bem treinada e esteja afinada com a equipe de marketing. Afinal, o fascínio que o anúncio provocou no viajante deve continuar no atendimento comercial. 

Veja também: Smarketing: Como afinar equipe de marketing com comercial

Vantagens do tráfego pago para hotéis

Uma das vantagens do tráfego pago é a possibilidade de segmentar geograficamente seus anúncios. Isso é valioso para hotéis, já que você pode direcionar sua campanha para um lugar específico, atraindo turistas e viajantes interessados em visitar sua região. Por exemplo, o seu futuro hóspede pesquisa hotéis em Salvador e o primeiro resultado que aparece é o seu hotel para ele.

Com isso, esses anúncios podem direcionar o turista para o site do seu hotel, assim, os visitantes fazem reservas diretamente com você, sem o intermédio das OTAs. Dessa forma, a sua margem de lucro também aumenta. Além disso, você tem a oportunidade de oferecer um atendimento mais próximo com o hóspede que reserva direto no seu hotel.