02/08/2023

Thiago Mourão

Saiba como aumentar os seguidores no Instagram do hotel a partir de 5 dicas

Como aumentar seguidores no Instagram e faturar mais

Aumentar os seguidores no Instagram do hotel é o desejo de muitos gestores, afinal, com mais pessoas acompanhando o dia-a-dia da hospedagem, maiores serão as possibilidades de fechamento de vendas.

A tarefa pode até parecer fácil na teoria, porém é preciso seguir técnicas e entender como funciona o processo de vendas, encaixando a estratégia do Instagram corretamente dentro do seu funil.

Pensando nisso, a Imbirema Comunicação e Marketing criou esse conteúdo com 5 dicas para você implementar e aumentar os seguidores no Instagram do hotel. Boa leitura!

Qual é a importância do Instagram para hotéis?

Cerca de 110 milhões de brasileiros utilizam o Instagram, esse dado já é o suficiente para comprovar a importância de manter uma conta ativa na rede social. Mas além da possibilidade de alcançar um público que se conecte com a sua marca, um Instagram para hotel também é fundamental para:

  • A promoção visual do seu negócio: o foco do Instagram são as fotos e os vídeos, ideias para apresentar o seu empreendimento;
  • Engajar com os clientes: curtidas, comentários e compartilhamento de publicações são recursos que ajudam a criar uma comunidade ao entorno da sua marca;
  • Humanizar da empresa: através do Instagram é possível transmitir a personalidade e valores do hotel, se conectando com os clientes através dos sentimentos;
  • Formar parcerias: dentro das redes sociais existem os chamados influenciadores, que contam com milhões de seguidores, uma parceria com um influenciador alinhado com o público e valores do seu hotel pode render bons frutos;
  • Promover campanhas de marketing e eventos: a partir das publicações no Instagram é possível informar o público do hotel sobre promoções, campanhas e eventos com facilidade.

5 dicas para aumentar os seguidores no Instagram do hotel

Agora que você já sabe qual é a importância de manter uma conta ativa na rede social, confira 5 dicas para aumentar os seguidores no Instagram do hotel:

1 - Foque em conteúdos topo de funil

Para atrair mais seguidores, destine os seus esforços para o conteúdo topo de funil. No caso de hotelaria e turismo, conteúdos topo de funil significam posts que contextualizam o hotel ou destino turístico

Para conteúdos topo de funil você pode:

  • Criar posts com fotos aéreas que mostram toda a área do hotel e o contexto do local onde se insere (se é perto da praia, do centro da cidade etc.), deixando claro na legenda as facilidades de se hospedar no seu hotel ou os pontos altos do destino turístico;
  • Produzir posts com carrossel de fotos amplas dos espaços do hotel, com uma legenda que contextualiza os espaços e as possibilidades de uso deles;
  • Criar um vídeo institucional do hotel ou do destino turístico também são excelentes peças de comunicação para um primeiro contato com alguém que ainda não conhece seu negócio.
Imagem de Exemplo de um conteúdo topo de funil para hotéis
Exemplo de conteúdo topo de funil de um hotel: vídeo institucional contextualizando o negócio

2 - Use os recursos do Instagram

Dentro desta lista acima, você pode ser criativo e gerar diversos posts, trabalhando esse tipo de conteúdo cerca de duas vezes por semana. Quando estiver criando o post, é importante utilizar os recursos do Instagram para gerar mais alcance orgânico de quem não está no Instagram do seu hotel ainda, alguns deles são:

  • Hashtags: fundamentais para que quem faz buscas no Instagram possa te encontrar;
  • Localização: permite que pessoas que estão viajando ou pesquisando sobre um destino te encontrem através das atividades e posts recentes daquele local.

3 - Impulsione as suas publicações

Depois que você tiver seu post muito bem montado, você irá até a ferramenta Business Suite, do Facebook, e irá impulsioná-lo para seu público. É possível também impulsionar pelo próprio Instagram, porém você não conseguirá todas as segmentações nem as mais complexas de comportamento.

Para o nicho de viagem é fundamental a segmentação “viajantes frequentes ou viajantes internacionais frequentes” e muitas outras que você só vai encontrar no gerenciador de anúncios e ter acesso via Meta Business Suite, por isso não recomendamos impulsionar direto da plataforma do Instagram

Quando você impulsionar o post, ele será otimizado para o seu hotel ter mais visitas no perfil do Instagram e consequentemente te trará mais seguidores

Exemplo de como impulsionar post pelo Meta Business Suite

4 - Seja constante

O Instagram é uma rede social que faz parte do dia-a-dia das pessoas, por conta disso, publicar conteúdo sem recorrência fará com que o seu perfil seja facilmente esquecido e não tenha muito sucesso

A publicação de posts, stories e reels com constância permitirá que novas pessoas descubram o seu perfil diariamente. Para se organizar com relação aos conteúdos que serão criados e publicados você pode recorrer a um calendário editorial.

5 - Aprenda com quem faz sucesso

Se as suas ideias estiverem se esgotando, vá atrás de inspirações em perfis de hotéis que fazem sucesso nas redes sociais, você pode observar casos de estabelecimentos em diferentes localidades, desde que o posicionamento deles e o público a ser atingido seja parecido com o seu.

Observe como o perfil interage, os tipos de posts que fazem mais sucesso, a frequência das publicações e outros itens que possam te ajudar a entender como esse hotel conseguiu tantos seguidores.

Bônus: invista em espaços instagramáveis

Além das 5 dicas para aumentar os seguidores no Instagram do hotel que se relacionam diretamente com as técnicas e publicações que você faz dentro da rede social, existe uma prática externa que também pode te ajudar muito, o investimento em espaços instagramáveis.

Um espaço instagramável é um local pensado para despertar o interesse das pessoas que vão até o estabelecimento em tirar fotos ou gravar vídeos, ele pode ser desde o balanço inserido em um local com uma vista privilegiada até uma frase bonita e inspiradora escrita em uma parede.

Quando o hóspede publicar essa foto ou vídeo mencionando o seu hotel, ele estará criando conteúdo orgânico para o seu hotel, se tornando um hóspede vendedor do seu negócio.

Conte com ajuda especializada para bombar o seu Instagram

Aumentar os seguidores no Instagram do hotel é um processo que pode demandar tempo e paciência, mas os resultados que vêm com o crescimento no engajamento, e nas vendas consequentemente, recompensam todo o esforço.

Se você quer ajuda para crescer o perfil do seu hotel ou destino turístico no Instagram, preencha o formulário abaixo e envie uma mensagem para a Imbirema Comunicação e Marketing.