07/07/2023

Thiago Mourão

Hotéis de sucesso no marketing digital

Hotéis de sucesso no marketing

No mundo do marketing hoteleiro, alguns empreendimentos turísticos se destacam não apenas pelo serviço oferecido, mas também pela habilidade de atrair e fidelizar hóspedes por meio das estratégias digitais. Por isso, selecionamos 5 cases de sucesso no marketing digital.

História do Hotel Fasano

O Hotel Fasano é sinônimo de luxo e sofisticação. Sua história começou em 1902, com a inauguração de um restaurante pelo italiano Vittorio, bisavô de Rogério Fasano, atual dirigente do Grupo. O restaurante teve sucesso por um bom período, mas foi posteriormente assumido pelo filho de Vittorio, Ruggero. No entanto, o negócio não teve continuidade naquela época.

Após algumas tentativas frustradas, Rogério resolveu resgatar a história da família por meio da gastronomia e abriu seu primeiro restaurante, que se tornou uma grande referência na segunda tentativa. Inclusive, Gero viajou até a Itália para entrevistar chefs para seu restaurante e sempre enfatizou a importância de oferecer um atendimento de excelência. Isso foi apenas o começo para o império que a marca é hoje, com 9 hotéis, 26 restaurantes e mais estabelecimentos a serem inaugurados. Atualmente, o Hotel Fasano está presente em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Punta Del Este, Nova York e em breve em Miami.

Como atrair hóspedes na baixa temporada?

1 - Crie promoções e pacotes personalizados

Durante a baixa temporada, os viajantes estão em busca de ofertas que tornem suas viagens mais acessíveis e atrativas. 

Este é o momento perfeito para criar promoções exclusivas que incentivem as reservas. Considere oferecer pacotes personalizados que incluam não apenas a hospedagem, mas também atividades locais, refeições e até mesmo upgrades de quarto.

Por exemplo, um hotel em uma cidade de praia pode oferecer pacotes que incluem passeios de barco ou visitas a atrações culturais locais, com descontos atrativos. 

Já um hotel em uma região montanhosa pode incluir atividades ao ar livre, como trilhas ou passeios de bicicleta, proporcionando aos hóspedes uma experiência completa.

A personalização é a chave aqui. Considere os diferentes segmentos de clientes, como casais, famílias, viajantes solo ou a negócios, e crie pacotes que atendam às suas necessidades específicas

Dessa forma, você aumenta as chances de atrair hóspedes que buscam algo mais do que apenas um lugar para dormir.

Hotel Fasano
Fonte: Hotel Fasano

Hotel Fasano no Marketing Digital 

Com a chegada das plataformas online, a marca não apenas se adaptou, mas se destacou. Ao compreender a importância das imagens de qualidade, o Fasano utiliza fotos e vídeos impecáveis, essas imagens não apenas despertam o desejo dos mais de 500 mil seguidores, mas também destacam a arquitetura única dos hotéis e a apresentação incrível dos pratos no restaurante da marca.

A estratégia digital do Fasano vai além das mídias sociais. A marca possui uma ótima presença nos resultados de busca do Google, isso garante que os potenciais hóspedes encontrem facilmente informações sobre seus hotéis e serviços. Além disso, eles utilizam anúncios online, direcionando suas mensagens para um público qualificado e capturando a atenção daqueles que estão buscando por experiências exclusivas.

Por fim, essa abordagem que o hotel realiza no marketing digital, é feita após uma análise do comportamento do consumidor e das tendências do mercado. Eles entendem que em um mundo tão conectado, é fundamental estar nas plataformas.

+ Veja também: Instagram para Hotéis: Como criar uma rede bem posicionada

marketing hotel fasano
Ao lado esquerdo superior está o perfil do Hotel Fasano no Google, abaixo, um anúncio sobre as instalações do hotel. Ao lado direito, um print do Instagram do Fasano.

História do Swan Hotéis

A rede de Hotéis Swan é conhecida por sua excelência em serviço, priorizando as necessidades dos hóspedes e contando com equipes altamente treinadas em hospitalidade. Sua história teve início em 1990 com Carlito Schwan, fundador da rede, que anteriormente trabalhava em uma empresa na cidade de Novo Hamburgo. A motivação que levou Carlito a abrir um hotel foi a necessidade de um estabelecimento com padrões internacionais para acomodar os contatos de seus clientes.

Essa inspiração surgiu após uma viagem ao exterior, na qual ele buscou referências e compreendeu exatamente o tipo de hotel que gostaria de construir. Segundo ele, o hotel precisava estar bem localizado e encantar os hóspedes. O primeiro hotel foi inaugurado em 1993, e atualmente a rede possui estabelecimentos em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, Canela e Portugal.

Swan Hotéis
Fonte: Swan Hotéis

 

Swan Hotéis no Marketing Digital

 

No site dos Swan Hotéis, há um blog com conteúdo sobre os destinos onde estão localizados os hotéis da rede, oferecendo dicas sobre atrações e as cidades. Isso é de suma importância para o crescimento orgânico nos resultados de busca do Google, utilizando técnicas de SEO e fornecendo um conteúdo otimizado, que corresponda exatamente às pesquisas dos futuros hóspedes.

 

Mas por que isso é importante para os hotéis? Simplesmente porque cria autoridade e oferece uma forma adicional de ser encontrado no Google. Caso um futuro hóspede esteja procurando informações sobre o que fazer em Canela, por exemplo, ele encontrará um artigo completo no blog do hotel, estabelecendo assim um contato inicial com a marca.

 

Swan Hotéis marketing
Blog do site do Swan hotéis com a matéria sobre as atrações do destino que fica um dos hotéis da rede.

História do Blue Tree Hotels

 

Sabe aquela história inspiradora? Com toda certeza, a Rede de Hotéis Blue Tree serve como uma inspiração para muitos hoteleiros. Tudo começou com Chieko Aoki, CEO e fundadora da rede, de origem japonesa, que veio ainda pequena para o Brasil junto com seus pais e sempre foi muito dedicada. Sua trajetória na área de hotelaria começou após se casar com um empresário japonês que investia em hotéis. Devido à falta de tempo do esposo para gerenciar tudo, ela decidiu fazer cursos de hotelaria para ajudá-lo nos negócios. Começou nos hotéis como diretora de marketing e se destacou, trazendo muito sucesso para os empreendimentos. Porém, devido a uma crise no governo japonês, eles precisaram vender os negócios.

 

Apesar disso, Chieko já tinha todo o conhecimento na área e decidiu abrir o Blue Tree, com o objetivo de criar um hotel simples, mas com um serviço de excelência. Hoje em dia, a rede possui 20 hotéis em várias cidades do Brasil e investe muito em tecnologia, sendo um dos primeiros hotéis a oferecer check-in por reconhecimento facial.

Blue Tree Hotels
Fonte: Blue Tree Hotels

Blue Tree Hotels no Marketing Digital

Nas plataformas digitais, a Rede Blue Tree se destaca ao fazer anúncios segmentados, que mostram os diferenciais do hotel, como localização, acomodações, o belo café da manhã e os serviços prestados. Esses anúncios são entregues para um público certeiro, que está em busca de hotéis na região ou que provavelmente já fez uma busca sobre o destino.

Por isso, aparecer no Instagram para quem visitou seu site ou pesquisou sobre o seu destino, aparecer em canais que falam sobre seu destino e estar em primeiro lugar quando alguém buscar sua região, é cercar seu hóspede no digital e encontrar ele em qualquer local da internet.

marketing Blue Tree hotels
Anúncio segmentado sobre a localização de um dos hotéis da rede que fica no Maranhã.

História do Belmond Copacabana Palace

O Belmond Copacabana Palace é um ícone de luxo e sofisticação localizado no Rio de Janeiro. Fundado em 1923 por pedido do então presidente Epitácio Pessoa, o hotel foi construído para ser um empreendimento grandioso. No entanto, devido a atrasos na construção, foi decidido que no local seria instalado um cassino. Com a proibição dos cassinos no Brasil pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e a mudança da capital do país, cogitou-se a demolição do hotel

Porém, o Belmond Copacabana Palace foi tombado como patrimônio público, preservando sua história e arquitetura. Após esse período de turbulência, o hotel tornou-se uma referência nacional e internacional, recebeu celebridades, membros da realeza e viajantes exigentes de todo o mundo. Sua localização privilegiada de frente para a famosa praia de Copacabana proporciona uma experiência única aos seus hóspedes.

Belmond Copacabana Palace
Fonte: Belmond Copacabana Palace

O Belmond Copacabana Palace no Marketing Digital

Ao percorrer o feed das redes sociais do Belmond Copacabana Palace, é como voltar aos anos clássicos da cidade maravilhosa. O hotel transmite essa atmosfera mágica através de fotos e vídeos que mostram as áreas mais encantadoras do local e seus arredores, com localização privilegiada em frente à praia de Copacabana.

Além disso, são compartilhadas imagens de celebridades, artistas, cantores e até membros da realeza que passaram pelos corredores do Belmond Copacabana Palace, remetendo a tantas histórias fascinantes que o hotel tem para contar. Com toda certeza, essa estratégia cria um desejo dos seguidores em se hospedar neste local tão icônico.

+ Veja também: Muitos seguidores, poucas reservas, por quê?

Marketing Belmond Copacabana Palace
Ao lado esquerdo, está um print do Instagram do hotel. Ao meio, uma foto de Elis Regina na sacada. Ao lado direito, uma foto da Rainha Elizabeth II no Belmond Copacabana Palace.

História do Hotel Six Senses

O Six Senses é amplamente reconhecido por sua abordagem sustentável e busca por experiências autênticas. A rede de hotéis teve início em 1995 e tem origem tailandesa. Seu foco sempre foi ser o mais sustentável e amigo do meio ambiente possível, proporcionando uma verdadeira experiência para os hóspedes em todas as áreas, desde as instalações até a culinária e o atendimento. O hotel possui uma horta orgânica e produz sua própria água potável para reduzir o impacto do transporte e o uso de garrafas plásticas.

Além disso, o SPA do hotel é premiado e reconhecido mundialmente pelos tratamentos oferecidos, como terapias holísticas e yoga. O Six Senses busca promover equilíbrio e um estilo de vida mais saudável. Em alguns hotéis da rede, os hóspedes podem desfrutar da experiência Sleep with Six Senses, que inclui tecnologias nos quartos para auxiliar na redução da ansiedade e proporcionar um sono mais tranquilo.

Six Senses
Fonte: Six Senses

Six Senses no Marketing Digital

Esses valores também se refletem no marketing da rede, onde eles compartilham constantemente sua filosofia e inspiram seus seguidores. O Six Senses utiliza o poder das redes sociais para conscientizar sobre questões ambientais e promover um estilo de vida mais saudável, atraindo hóspedes que compartilham dessa visão e desejam vivenciar uma hospedagem sustentável.

Além disso, as fotos e vídeos de alta qualidade dos locais paradisíacos onde os hotéis estão localizados e de todas as atividades oferecidas no hotel. De fato, esse conteúdo encanta os visitantes, ao gerar desejo de conhecer essas regiões únicas ou passar um dia relaxante no spa.

marketing six senses
Ao lado esquerdo, está um print do Instagram do Six Senses. Ao meio, imagens de um dos tratamentos oferecidos no SPA do hotel. Ao lado direito, imagem de um dos hotéis da rede em um local paradisíaco.

Ao explorar esses hotéis que são cases de sucesso no marketing digital, podemos nos inspirar em suas histórias e ações de marketing. Cada um deles utiliza estratégias únicas e envolventes para atrair, engajar e fidelizar os hóspedes em um mundo cada vez mais conectado. Eles compreendem a importância de compartilhar conteúdo relevante nas redes sociais, fortalecendo sua presença online e atraindo um público cada vez mais interessado.