30/01/2025

Thiago Mourão

O que é um motor de reservas e como escolher o ideal para meu hotel?

Blog Post Imbirema - Como escolher motor de reservas

O motor de reservas é um grande aliado dos hotéis para mais vendas diretas e automáticas, sem necessidade de intermediários e pagamentos de altas comissões às OTAs. 

Cada vez mais, o mercado oferece diferentes opções de motores de reservas, tanto nacionais quanto internacionais. Esta variedade faz com que o hoteleiro sinta-se um tanto perdido ao escolher e o que esperar desta ferramenta de vendas integrada ao site. 

O que é um motor de reservas?

O motor de reservas é uma ferramenta on-line que permite ao hotel fazer vendas diretas sem necessidade de intermediários. O motor de reservas vai transformar o site do seu hotel em um e-commerce, assim como os sites das companhia aéreas e até mesmo das OTAs.

Como você pode ver no print acima, dentro do motor de reservas de um hotel, estão as opções de apartamentos disponíveis para as datas escolhidas pelo hóspede com o valor de acordo com a configuração de hóspedes escolhida. 

Portanto, o motor de reservas permite: 

  • Que os clientes escolham datas, tipos de apartamentos, horários e tipos de serviços extras que eles querem
  • Integração com as OTAs e outros canais de vendas como ferramentas de mensageria 
  • Integração com PMS para bloqueio ou liberação de disponibilidade em tempo real
  • Geração de relatórios para análise da jornada do hóspede no momento da escolha
  • Integração com Google Analytics e com o Google Ads Hotel e Google Empresa

Mas, nem todos os motores de reserva fazem todas estas integrações. E o hoteleiro deve estar atento também a isto ao escolher o motor de reservas ideal para seu hotel

Como escolher o motor de reservas ideal para meu hotel?

Ao escolher o motor de reservas ideal para seu hotel, você deve observar alguns pontos como: 

  • Facilidade de uso: Deve ser intuitivo para o hóspede e para o hoteleiro e sua equipe
  • Integrações: Conexões com Channel Manager, OTAs, PMS, plataformas de pagamento e Google Central de Hotéis
  • Custos: Alguns cobram mensalidades fixas, outros custo por reserva e custo para implementação
  • Personalização: O sistema deve ser o mais adaptável possível ao seu branding e suas necessidades como upsell de outros serviços
  • Suporte: O suporte é de fácil acesso, responde rápido? Alguns hoteleiros têm relatado à Imbirema Comunicação e Marketing problemas para acessar suportes de motores de empresas estrangeiras. Principalmente, por conta de fuso horário
  • Taxa de conversão: Alguns motores convertem melhor que outros. Converse com diferentes hoteleiros que utilizam diferentes motores de reservas

Motores de reservas nacionais

Ao longo do nosso trabalho como agência de marketing especializada em hotelaria, já tivemos contato com diversos motores de reservas nacionais. Aqui, vamos listar alguns: 

Motor de reservas realmente ajuda o hoteleiro a vender mais?

Os dois prints acima são retirados do Google Analytics de dois clientes da Imbirema Comunicação e Marketing, especializada em marketing digital para hotéis. É através do Google Analytics que fazemos as análises das vendas dos motores de reservas de nossos clientes. 

Este valores de receita se referem apenas a vendas feitas pelo motor de reservas, fora as reservas feitas por telefone, whatsapp e instagram. Perceba que o espaço temporal dos dois é o mesmo: 1 a 30 de janeiro de 2025. Se o seu hotel fizesse esta quantidade de reservas diretas te ajudaria? 

Quer entender como a Imbirema Comunicação e Marketing consegue estes resultados? Preencha o formulário abaixo e agende uma consultoria gratuita com nosso time de especialistas. Estamos aqui para ajudar hotéis a fazerem mais vendas diretas.