Um dos primeiros passos a serem dados por quem está construindo sua imagem no mundo digital é criar uma conta no Google Meu Negócio (GMN), mas, além de criar, manter essa conta atualizada é fundamental para obter todos os resultados que ela pode oferecer.
Saiba como você hoteleiro pode utilizar o GMN de maneira otimizada para conquistar mais visualizações e reservas, seja na página de busca ou no Google Maps.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita que negócios locais sejam encontrados pelos usuários.
Por exemplo, uma pessoa que vai viajar para o Rio de Janeiro, durante seu planejamento, buscará no Google por “hotel no Rio De Janeiro” e os resultados mostrados, seja no buscador ou no Google Maps, serão o de negócios cadastrados junto ao GMN.
É chover no molhado falar da importância de se cadastrar no GMN, já imaginou as possibilidade de negócio que um hotel perde se estiver aparecendo no Google Maps?
Se você ainda não criou a sua conta por lá, é só acessar esse site e cadastrar o seu negócio junto as suas principais informações;
Agora vamos ao que interessa, você já tem uma conta no Google meu negócio, mas quer melhorar os resultados que pode obter através dela? Confira as dicas abaixo:
Fotos e vídeos dentro do GMN são fundamentais para qualquer negócio, mas para a hotelaria elas são imprescindíveis, alimente o seu perfil com pelo menos 20 fotos e vídeos que contextualizam o seu espaço, você pode inserir materiais que mostrem:
Todo esse material você já tem, então não tem desculpa, coloque tudo na sua conta do Google Meu Negócio para hotéis e comece a criar um perfil atrativo.
Quanto mais avaliações (estrelas) e comentários você recebe no GMN, mais o seu perfil cria autoridade e o seu hotel terá chances de figurar nas primeiras posições do Google, mas claro, os reviews tem que ser positivos.
Além de oferecer um serviço de excelência, que garanta um comentário bom para o seu hotel, você também deve incentivar os hóspedes a deixar essa avaliação.
Uma alternativa é já deixar uma placa com um QR Code que leva para a página de avaliação no balcão do hotel, e lembrar ao hóspede de deixar um comentário quando ele fizer o check-out.
Após receber o comentário, não esqueça de respondê-lo, esse é um detalhe que faz toda a diferença, tanto para o mecanismo do Google quanto para os possíveis futuros hóspedes que estão buscando um local para se hospedar.
Informações como:
Devem estar sempre atualizadas, quanto mais informações detalhadas você colocar sobre o seu hotel melhor.
Se você já pesquisou por seu hotel na página do Google ou no Google Maps percebeu que estabelecimentos de hospedagem têm o seu resultado apresentado de maneira diferente a todos outros negócios.
Isso acontece porque o Google dá uma atenção diferenciada a esse tipo de empreendimento, permitindo que os seus usuários cheguem a dados como: preço da diária em diferentes fontes, disponibilidade de datas, horário de check-in e check-out e outras informações que são exclusivas de hotéis.
Para que você possa gerenciar essas informações o Google implementou recentemente o Google Hotel Center, chamado de Central para Hotéis em português. Descubra mais sobre essa plataforma
A Central para Hotéis do Google é o passo seguinte a se otimizar depois da criação da conta no GMN e da inserção do seu hotel no Google Maps.
Segundo o próprio Google: “A plataforma Central para Hotéis permite gerenciar tarifas, disponibilidade e outros dados usados em anúncios e links gratuitos para reserva.”
A principal missão dessa plataforma é, além de unir diversas soluções para os hotéis, aumentar a velocidade na atualização dos dados, principalmente o valor da diária e a disponibilidade da propriedade por data.
Inclusive, o Google lista como um dos novos recursos trazidos pela Central para Hotéis a possibilidade de trabalhar com um parceiro de conectividade para enviar seus preços e disponibilidade em tempo real à plataforma.
As campanhas para hotel veiculadas nas páginas do Google no Google Maps continuam a ser administradas diretamente no Google Ads, mas agora também há possibilidade de integrar essa ferramenta com a Central para Hotéis.
Na verdade, você pode escolher o caminho, integrar o Google Ads a Central para Hotéis do Google, ou integrar a Central para Hotéis na interface do Google Ads, conforme explica a documentação.
A partir das informações fornecidas na Central, você pode criar campanhas no Google, pagando uma comissão por cada reserva no seu hotel que vem de uma busca no Google Maps, por exemplo, ou por clique em seu anúncio.
Com um perfil dentro do GMN atualizado e a otimização das informações que permitem reservas dentro da Central para hotéis do Google, você terá muito mais chances de atingir hóspedes, e gerar reservas diretas, sem intermediação das OTAs.
Uma das possibilidades do sistema do Google é adicionar o seu site como um dos locais onde o viajante pode fazer a reserva.
Os resultados das OTAs também aparecerão, mas você pode se precaver mantendo um preço menor para as reservas feitas em seu site, garantindo reservas diretas.
Lembre-se de que para isso é preciso ter um motor de reservas no seu site e solicitar ao fornecedor do sistema a inserção dele na Central de Hotéis do Google.
As atualizações do Google são constantes, já que a empresa de tecnologia está sempre pensando em melhores soluções para os seus usuários.
Lidar com essas mudanças e manter as informações do seu hotel atualizadas, para que ele possa ter mais visibilidade e reservas vindas das buscas na internet, não é uma tarefa fácil para quem trabalha no dia-a-dia do funcionamento do hotel.
Por isso, contar com ajuda especializada para ajustar as estratégias de marketing digital do seu hotel pode fazer a diferença.
A Imbirema é uma agência de marketing criada por pessoas que também vivenciam a realidade do setor hoteleiro, e se você quer saber como podemos te ajudar, preencha o formulário abaixo!