Todo e qualquer negócio deve estar na internet, e isso não é diferente para um hotel. Para marcar um posicionamento forte e vendedor no mundo virtual é importante investir em estratégias de marketing digital para hotéis.
Estar presente nos canais certos permitirá que você aborde o cliente viajante durante sua jornada de pesquisa, onde ele está decidindo se vai viajar e para onde, até o momento da compra.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais canais que você precisa conhecer para dar início a sua estratégia marketing digital para hotelaria. Boa leitura!
Antes de te apresentar os canais usados dentro do marketing digital, é fundamental que você entenda o que ele é. A função do marketing é conectar produtos e serviços a quem precise daquilo, logo o marketing digital é a aplicação em canais online e digitais desse fundamento.
Um exemplo claro seria uma pessoa que está de férias e está procurando um local para se hospedar com a sua família, ao buscar no Google por um termo como “hotéis fazenda próximos de São Paulo”, os estabelecimentos que aparecerem nos primeiros lugares de sua busca serão aqueles que têm conhecimento e aplicam estratégias de marketing digital.
Para atrair clientes para o seu hotel através do marketing digital, até mesmo na baixa temporada, você deve estar presente e ser encontrado pelos seus clientes em potencial e locais que chamamos de “canais”.
Antes do marketing digital, os canais de marketing eram, por exemplo, propaganda veiculadas em rádio e TV, peças publicitárias em jornais, outdoors, revista física da própria da marca, etc.
Já no marketing digital, os principais canais passam a ser: impulsionamento de posts nas redes sociais, criação de conteúdo frequente para as redes sociais, blog da marca, canal do YouTube, etc.
Abaixo vamos te explicar como cada um desses canais funcionam em uma estratégia de marketing digital para hotéis.
Descubra um pouco mais sobre os principais canais de marketing digital que podem ser utilizados para atrair mais clientes para o seu hotel.
O Google ainda é o maior motor de buscas do mundo e está sempre em evolução a fim de se moldar para diferentes tipos de pesquisa, tendo uma papel importante na distribuição do conteúdo digital. Essa distribuição de conteúdo pode ser feita através de:
Manter uma conta Google meu negócio (GMN) é obrigatório para todo negócio físico, ele é o que vai te posicionar no topo do Google quando alguém fizer uma busca por hotéis na região que você está localizado, permitindo também uma conexão direta com seu motor de reservas e OTAs, de modo que o viajante já possa reservar um quarto ali mesmo.
Mas, para ter resultados ao utilizar o GMN como estratégia de marketing digital hoteleiro é importante que não só as informações sobre o hotel sejam preenchidas e atualizadas, como também que você coloque, sempre:
Esta é uma ferramenta fundamental para colocar seu hotel no topo das buscas. Portanto, da mesma forma que você atualiza e trabalha suas redes sociais, faça o mesmo com o GMN.
Também pertencente ao Google, o YouTube talvez seja o motor de busca mais usado pelos viajantes, já que muitos gostam de assistir a vídeos sobre os destinos para os quais irão viajar. Por isso, os Youtubers de viagem fazem muito sucesso.
O YouTube é uma plataforma de conteúdo, mas como as buscas também fazem parte dele é fundamental pensar no SEO a cada vídeo que você coloca no canal do seu hotel.
Que termos alguém que está buscando por aquilo que você oferece usaria para fazer uma pesquisa? Pense nisso ao dar um título e descrever o seu vídeo.
Aqui vão algumas boas práticas para o YouTube:
O Google Analytics não é exatamente um canal, mas é uma peça fundamental para você entender de onde vem o tráfego do seu site e quais ações os visitantes estão tomando dentro dele. É essa ferramenta que te dirá onde investir mais e onde investir menos no marketing digital para hotéis, ajudando a entender também o seu funil de vendas.
Para instalar o Analytics, é importante fazê-lo via Google Tag Manager, uma ferramenta mais técnica, que não entrará neste guia.
Este é o gerenciador de anúncios para todas as ferramentas Google. É fundamental uma conta do Google Ads bem configurada, com todas as tags para rastrear o que você precisa no seu site. Além disso, é lá também onde estarão todos os públicos que você irá alcançar via remarketing nas plataformas Google.
Os blogs irão te posicionar no topo do Google de maneira barata, garantindo um tráfego orgânico através de uma estratégia de marketing do conteúdo, funcionando de maneira similar ao YouTube, mas, nesse caso, os conteúdos são em forma de texto.
Para ter sucesso em uma estratégia de blog e SEO é preciso persistir e ter um trabalho técnico, além de voltado para o conteúdo.
As redes sociais são os canais mais utilizados dentro do marketing digital, já que o público alvo de praticamente todos os segmentos podem ser encontrados dentro delas, o que não é diferente no ramo hoteleiro.
Estas são as ferramentas mais usadas pelos hotéis e praticamente obrigatórias. Mas, grandes redes de hotéis não vendem diretamente pelo Instagram e pequenos e médios hotéis acabam subutilizando esses canais.
Para melhorar o uso seja do Instagram ou do Facebook é importante que você conheça todas as utilidades que eles dispõem. Por isso, sempre:
O LinkedIn é uma rede social muito útil para a estratégia de marketing digital de hotéis voltados ao turismo de negócios, sendo a melhor vitrine para quem atua neste nicho.
A rede ainda é pouco utilizada por hotéis menores e tem funcionalidades bastante semelhantes às do Facebook. No LinkedIn Ads, você pode inclusive anunciar seu hotel para decisores de determinadas empresas. Isso é muito poderoso em caso de eventos pontuais na sua cidade.
O Tik Tok tem amadurecido cada vez mais como um canal de marketing digital para hotéis.
Aquela que era uma rede social de dancinha tornou-se popular no Brasil e muito importante para as marcas, com destaque para a relacionadas ao turismo.
Afinal, estamos falando de uma rede social de imagem em vídeo. E mais do que isso, de um algoritmo que capta um absurdo de dados. Por falar em dados, o Tik Tok Ads acumula uma multidão deles e você pode os fazer trabalhar para seu hotel.
Por fim, temos um canal extremamente poderoso, que muitos podem duvidar da eficácia na atualidade.
Mas, você já comprou um item em e-commerce e ficou sem receber e-mail de confirmação? Caso positivo, você sentiu segurança de que sua compra foi efetivada? Você já conseguiu entrar em algum aplicativo ou rede social sem utilizar seu e-mail? Já recuperou senha sem utilizar o seu e-mail?
Pois bem, é muito comum as pessoas ficarem com seus e-mails abertos o dia inteiro. Nós, da Imbirema Comunicação e Marketing, já fizemos boas vendas por e-mail. E descobrimos algumas boas práticas para e-mails serem abertos:
Nesse artigo você conheceu os principais canais do marketing digital para hotéis, e sim, estar presente em todos eles é um desafio. Porém, você não precisa enfrentar esse desafio sozinho.
A Imbirema é uma agência que nasceu para justamente ajudar hotéis a se conectarem ao seu público no meio virtual.
Preencha o formulário abaixo para mudar o nível do seu marketing digital!