Confira um mini guia com todas as informações essenciais para você entender o que é social media para hotéis e como contar com um pode aumentar as suas vendas.
As redes sociais são fundamentais para o mercado hoteleiro. A possibilidade de compartilhar conteúdos visuais e interagir com o público tornam elas um excelente meio para fechar negócios e criar conexões com viajantes.
Além de permitir a criação de conteúdos em diversos formatos, as redes sociais são plataformas gratuitas, intuitivas e acessíveis.
Definitivamente, estamos falando de uma revolução na forma de viajar e de comprar, não restando dúvidas de que o seu hotel precisa manter uma boa presença dentro delas.
Quando as redes sociais surgiram eram focadas em conteúdos pessoais e de interações entre amigos e pessoas próximas, mas com o tempo as empresas foram percebendo que também tinham espaço para crescer nessas plataformas.
A produção de conteúdo que antes era amadora, passou a ser cada vez mais profissional, não só na qualidade de seus materiais visuais e textuais, mas também em suas estratégias de conteúdo, as chamadas linhas editoriais, que definem os assuntos abordados diariamente.
Assim, nasceu um novo profissional: o Social Media.
O Social Media é o profissional responsável por criar o posicionamento de uma empresa ou marca dentro das redes sociais, através da criação e execução de uma estratégia de conteúdo.
Logo, um Social Media para hotéis é alguém que entende da área e que possui expertise para criar conteúdos que interessam seu público, aumentando as interações e por consequência suas reservas.
A maioria dos profissionais trabalha com diversos tipos de empresas, são generalistas.
Porém, contar com um especialista aproxima você dos seus clientes, já que um conhecedor do setor e que o estuda a fundo tem mais conhecimento também do seu público.
Por exemplo, a Imbirema Comunicação e Marketing conta Social Media especializado na área de turismo, hotelaria e bem-estar. Estando melhor preparada para criar estratégias para o setor hoteleiro.
Agora que você já sabe o que é um Social Media para hotéis e qual é o seu papel em uma estratégia de marketing, confira como ele pode ajudar o seu hotel.
Estar presente nas redes sociais é fundamental atualmente, mas além disso, é necessário se comunicar com o público certo. Um Social Media pensará em estratégias que façam sentido para quem tem interesse no seu produto, aumentando também a reputação do seu hotel.
Por exemplo, o foco das postagens e da linguagem de uma pousada que fica em uma praia turística será diferente de um hotel fazenda que foca em atender famílias com crianças.
Onde o seu cliente estiver, você deve estar também, e ao contar com um Social Media para hotéis você garantirá presença nas principais redes, marcando território e garantindo mais visibilidade.
Lembre-se de participar de redes variadas além do Facebook e do Instagram. Se você possui um hotel que recebe público corporativo, por exemplo, marcar presença no LinkedIn com certeza trará mais visibilidade a sua marca.
O Social Media estará pronto para trazer mais engajamento a partir das postagens, induzindo os seguidores a participar das redes, seja com comentários, likes ou compartilhamentos.
Conforme o engajamento aumenta e as pessoas vão se acostumando com os seus posts, uma comunidade vai sendo criada, que passará a acompanhar com mais frequência as suas redes, e quando virarem clientes poderão até defender a sua marca.
As redes sociais são um excelente meio de fidelização, e contar com um Social Media dedicado a elas garantirá que os conteúdos sejam feitos também para nutrir a parcela do público que já conhece o seu negócio, e que tem interesse em acompanhar o dia-a-dia e saber das novidades do seu hotel.
Por fim, assim como toda estratégia de marketing, o trabalho do Social Media para hotéis deve ter como foco gerar mais vendas, nesse caso aumentando o número de reservas.
Juntando todas as estratégias e os benefícios anteriores, o aumento nas vendas será natural. Mas para isso, é necessário contratar um profissional capaz de trazer esses resultados.
Para conseguir obter as vantagens que listamos acima de um Social Media para hotéis, é necessário escolher o profissional certo. Confira algumas dicas que vão te ajudar a fazer essa escolha:
É importante que o Social Media fale da sua experiência com as principais redes sociais ou pelo menos com aquelas em que seu hotel já tem presença e que você queira ampliar e potencializar este posicionamento.
Leia também: Ideias de Posts para hotéis
Como você viu, contar com uma pessoa dedicada a produzir conteúdos para as redes sociais do seu hotel pode trazer diversos benefícios, ainda mais quando ela for especializada no setor.
A Imbirema é uma agência criada por pessoas que respiram hotelaria e turismo e um de nossos serviços é o de Social Media para hotéis. Se você deseja conhecer mais do nosso trabalho preencha o formulário abaixo, será uma honra te atender!