25/09/2023

Thiago Mourão

Social media para hotéis: como encontrar, o que fazem e como podem ajudar o seu hotel

Capa Artigo Blog Como encontrar social media para hotel

Confira um mini guia com todas as informações essenciais para você entender o que é social media para hotéis e como contar com um pode aumentar as suas vendas.

As redes sociais são fundamentais para o mercado hoteleiro. A possibilidade de compartilhar conteúdos visuais e interagir com o público tornam elas um excelente meio para fechar negócios e criar conexões com viajantes.

Além de permitir a criação de conteúdos em diversos formatos, as redes sociais são plataformas gratuitas, intuitivas e acessíveis. 

Definitivamente, estamos falando de uma revolução na forma de viajar e de comprar, não restando dúvidas de que o seu hotel precisa manter uma boa presença dentro delas.

A profissionalização das Redes Sociais

Quando as redes sociais surgiram eram focadas em conteúdos pessoais e de interações entre amigos e pessoas próximas, mas com o tempo as empresas foram percebendo que também tinham espaço para crescer nessas plataformas.

A produção de conteúdo que antes era amadora, passou a ser cada vez mais profissional, não só na qualidade de seus materiais visuais e textuais, mas também em suas estratégias de conteúdo, as chamadas linhas editoriais, que definem os assuntos abordados diariamente. 

Assim, nasceu um novo profissional: o Social Media.

O que é um Social Media?

O Social Media é o profissional responsável por criar o posicionamento de uma empresa ou marca dentro das redes sociais, através da criação e execução de uma estratégia de conteúdo.

Logo, um Social Media para hotéis é alguém que entende da área e que possui expertise para criar conteúdos que interessam seu público, aumentando as interações e por consequência suas reservas.

Por que contar com um Social Media especialista?

A maioria dos profissionais trabalha com diversos tipos de empresas, são generalistas.

Porém, contar com um especialista aproxima você dos seus clientes, já que um conhecedor do setor e que o estuda a fundo tem mais conhecimento também do seu público.

Por exemplo, a Imbirema Comunicação e Marketing conta Social Media especializado na área de turismo, hotelaria e bem-estar. Estando melhor preparada para criar estratégias para o setor hoteleiro.

Como o Social Media pode ajudar o seu hotel?

Agora que você já sabe o que é um Social Media para hotéis e qual é o seu papel em uma estratégia de marketing, confira como ele pode ajudar o seu hotel.

Criando um posicionamento e aumentando a reputação

Estar presente nas redes sociais é fundamental atualmente, mas além disso, é necessário se comunicar com o público certo. Um Social Media pensará em estratégias que façam sentido para quem tem interesse no seu produto, aumentando também a reputação do seu hotel.

Por exemplo, o foco das postagens e da linguagem de uma pousada que fica em uma praia turística será diferente de um hotel fazenda que foca em atender famílias com crianças.

Ampliando a visibilidade online

Onde o seu cliente estiver, você deve estar também, e ao contar com um Social Media para hotéis você garantirá presença nas principais redes, marcando território e garantindo mais visibilidade.

Lembre-se de participar de redes variadas além do Facebook e do Instagram. Se você possui um hotel que recebe público corporativo, por exemplo, marcar presença no LinkedIn com certeza trará mais visibilidade a sua marca.

Engajando com os clientes

O Social Media estará pronto para trazer mais engajamento a partir das postagens, induzindo os seguidores a participar das redes, seja com comentários, likes ou compartilhamentos.

Construindo uma comunidade

Conforme o engajamento aumenta e as pessoas vão se acostumando com os seus posts, uma comunidade vai sendo criada, que passará a acompanhar com mais frequência as suas redes, e quando virarem clientes poderão até defender a sua marca.

Fidelizando clientes

As redes sociais são um excelente meio de fidelização, e contar com um Social Media dedicado a elas garantirá que os conteúdos sejam feitos também para nutrir a parcela do público que já conhece o seu negócio, e que tem interesse em acompanhar o dia-a-dia e saber das novidades do seu hotel.

Aumentando as vendas

Por fim, assim como toda estratégia de marketing, o trabalho do Social Media para hotéis deve ter como foco gerar mais vendas, nesse caso aumentando o número de reservas. 

Juntando todas as estratégias e os benefícios anteriores, o aumento nas vendas será natural. Mas para isso, é necessário contratar um profissional capaz de trazer esses resultados.

Como avaliar um Social Media na hora da contratação

Para conseguir obter as vantagens que listamos acima de um Social Media para hotéis, é necessário escolher o profissional certo. Confira algumas dicas que vão te ajudar a fazer essa escolha:

  • Conexão: qualquer pessoa ou empresa que vá atender a sua marca precisa criar com você alguma conexão e compartilhar valores. Normalmente, os Social Medias especializados já compartilham valores com os empresários do nicho em que atua.
  • Conhecimento técnico: o segundo quesito de avaliação é o conhecimento técnico que este Social Media tem, se ele conhece bem as ferramentas de redes sociais. 

É importante que o Social Media fale da sua experiência com as principais redes sociais ou pelo menos com aquelas em que seu hotel já tem presença e que você queira ampliar e potencializar este posicionamento.

  • Cases: o terceiro quesito são os resultados que este Social Media para hotéis já teve com outras empresas do mesmo nicho.

Leia também: Ideias de Posts para hotéis

Conte com uma agência especializada em hotéis

Como você viu, contar com uma pessoa dedicada a produzir conteúdos para as redes sociais do seu hotel pode trazer diversos benefícios, ainda mais quando ela for especializada no setor.

A Imbirema é uma agência criada por pessoas que respiram hotelaria e turismo e um de nossos serviços é o de Social Media para hotéis. Se você deseja conhecer mais do nosso trabalho preencha o formulário abaixo, será uma honra te atender!