Confira estratégias de marketing para pousadas que vão te garantir resultados mesmo sem contar com a verba de um grande hotel.
Cerca de 31% da rede hoteleira do Brasil é composta por pousadas, demonstrando que o nosso país também tem um público acostumado e que gosta de utilizar esse serviço em suas férias, feriados ou viagens de final de semana.
Para atrair esse público é necessário ter uma estratégia de marketing para pousadas, que pode ser bem diferente da aplicada por um hotel.
Descubra hoje quais são as diferenças entre os marketings para os dois tipos de hospedagem e como você pode utilizar os diferenciais para destacar a sua pousada.
Para começar a entender as diferenças entre o marketing para pousadas e o para hotéis, vamos considerar o tamanho e o público de cada um.
Enquanto um hotel é normalmente maior, dispondo de mais quartos e instalações, e atende grandes públicos que podem ocupar um quarto por diferentes motivos, além de uma viagem turística, como uma viagem a negócios e ou para um evento específico.
Já uma pousada conta com um número limitado de quartos, está em espaços mais turísticos e oferece um serviço mais intimista e aconchegante.
O grande destaque de uma pousada é a experiência mais pessoal, sem tantos serviços adicionais, se destacando pela hospitalidade e atmosfera.
A partir dessas diferenças, as estratégias de marketing de cada um começam a se desenhar:
E é justamente no marketing digital que as pousadas podem se destacar.
Uma pousada não vai ter a mesma verba para investir em marketing que uma grande rede hoteleira ou um hotel que conta com muitos quartos, mas o seu posicionamento permite que ele use estratégias para se destacar, confira algumas delas abaixo:
Como já falamos, uma pousada contém menos quartos e propicia um ambiente mais íntimo, mais exclusivo aos hóspedes, e esse é um dos pontos fortes do marketing para pousadas, fornecendo uma experiência personalizada.
Essa experiência pode acontecer em diferentes pontos da estadia, inclusive antes do hóspede chegar à pousada.
Ideias para agregar uma experiência personalizada:
Em uma estratégia de marketing para pousadas, use e abuse das parcerias locais.
Troque indicações e firme parcerias com outras empresas que também estão envolvidas com o turismo na região: como atrações turísticas, restaurantes, empresas de transfer, agências até mesmo eventos, nesse caso você pode ajudar sendo uma parte apoiadora ou uma pousada oficial do evento.
Além de garantir mais hóspedes, isso vai ajudar a promover a pousada como parte da comunidade local, virando referência inclusive para os moradores da cidade.
Quando investir em tráfego pago, use bastante as segmentações de público disponíveis nas ferramentas de anúncios.
Por exemplo, se você está em um local ligado a práticas meditativas e do yoga, você pode divulgar o seu espaço para o público que tem este interesse.
Se a cidade onde você atua é famosa por receber casais, reforce as qualidades da sua pousada para receber esse público, como áreas mais íntimas e românticas. Use e abuse de fotos e vídeos da experiência na sua pousada.
Investir em marketing digital é uma excelente opção para pousadas, a partir dos seus diferentes canais você pode atrair clientes sem precisar gastar rios de dinheiro com propaganda em meios de comunicação, como TV e revistas.
Confira algumas estratégias simples de marketing digital para pousadas:
Ter um site é fundamental para qualquer negócio, é por lá que os clientes vão te conhecer, ver as fotos dos quartos e até mesmo realizar uma reserva.
Mas de nada adianta se esse site não for responsivo, isso é, preparado para ser visualizado em diferentes tipos de tela.
Infelizmente esse ainda é um erro comum, fazer um site pensando na tela de um computador ou notebook, esquecendo que a maioria das pessoas o verá pelo celular.
Além disso, sempre teste e procure entender a experiência do usuário no seu motor de reserva.
Através de uma conta no Google Meu Negócio você pode aparecer no Google Maps, e caso o seu perfil seja bem otimizado e tenha boas avaliações, você será mostrado por primeiro quando alguém pesquisar por uma pousada na sua região.
Você também pode conectar seu motor de reserva ao Perfil da Sua Empresa no Google, e assim conseguir mais reservas diretamente no seu motor.
Essas estratégias de marketing para pousadas têm como missão garantir que os hóspedes fechem reservas diretas com você, seja através do seu WhatsApp ou um motor de reservas dentro do seu site.
Se você já tem uma pousada, é provável que você já tenha se cadastrado, ou ainda seja, em uma OTA, e o marketing digital tem o poder de fazer com que você não dependa tanto assim delas, garantindo mais lucros e um contato mais aproximado com os hóspedes.
Por fim, temos uma dica que vai facilitar o seu marketing para pousadas, tenha boas avaliações.
Quanto mais avaliações sua pousada tiver, tanto no Perfil da Empresa do Google quanto no trip advisor e nas OTAs, mais você vai performar no marketing digital. As avaliações podem definir uma compra. Uma boa resposta a uma avaliação negativa também define uma compra.
Apesar de parecer mais simples, o marketing para pousadas precisa de um olhar atento e profissional para que as suas estratégias rendam frutos.
Foi pensando nisso que a Imbirema surgiu, somos uma agência de marketing digital fundada por pessoas que respiram o setor hoteleiro e estão prontos para auxiliar pousadas a se destacarem.
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