Utilizado inicialmente para comunicações pessoais, o WhatsApp tem sido cada vez mais utilizado para vendas. A Meta, que é a dona do famoso Whats, tem investido em mais funções para negócios, como o WhatsApp Business, a possibilidade de inserção de catálogo e até de recebimento de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.
Por conta dessas funções e da proximidade com o cliente, o WhatsApp se tornou queridinho na hotelaria pois:
Porém, para conseguir fechar reservas pelo WhatsApp, é necessário fazer com que os clientes cheguem até o seu chat, ou seja, cliquem no link e iniciem uma conversa. E é justamente sobre como levar os clientes até o seu chat que vamos falar hoje!
Você criou uma conta no WhatsApp para o seu hotel, colocou o link para ela no seu site e no Instagram, mas poucos clientes enviaram mensagem para fechar suas reservas, o que poderia estar faltando? O tráfego!
Sim, para gerar mais tráfego no WhatsApp do hotel, é importante ter o botão de WhatsApp no seu site, no seu Instagram, Tik Tok e todas as outras fontes de tráfego que você use. Assim, você garante que mensagens cheguem organicamente até a equipe de reserva.
Porém, se o seu tráfego orgânico for baixo, ou seja, poucas pessoas visitam ou seu site ou acompanham as suas postagens nas redes sociais, você não terá pessoas o suficiente para que seu funil funcione com efetividade. Portanto, você precisará gerar este fluxo através de tráfego pago.
Para conseguir que cada vez mais pessoas enviem mensagens diretas para o seu hotel através do seu WhatsApp e fechem suas reservas, você terá de investir em propagandas online que culminam no acesso desses clientes em potencial para o seu Whats.
Para veicular essas propagandas será necessário utilizar duas ferramentas, o Meta Ads e o Google Ads.
O WhatsApp é uma empresa da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, portanto, as facilidades em gerar tráfego para o WhatsApp a partir dessas redes sociais são enormes.
Os custos são baixos e a ferramenta já integra as informações automaticamente quando você adiciona o número do hotel à conta de anúncios através da Business Manager. Isso vai ajudar muito na coleta de dados, já que muito menos informações serão perdidas.
Existem três formas de criar campanha de WhatsApp para hotéis no Meta Ads:
Vamos falar um pouco mais da campanha de mensagem na Conta de Anúncios, que é o método que acreditamos ser o mais completo e que traz melhores resultados, apesar de ser mais complexa. Através dela você poderá:
Breve passo a passo de como subir campanha:
Lembre-se de escolher públicos personalizados, como engajamento, pixel e lista de clientes, para segmentar ainda mais sua audiência.
O Google Ads é uma excelente maneira de gerar tráfego, porém, ao contrário da Meta Ads você não poderá colocar um link direto para o seu WhatsApp em uma campanha.
Crie em seu site um botão ou botões que levem a pessoa para o WhatsApp. Depois, você deve implementar uma tag do Google e um acionador para que ele passe a contar o clique no botão como uma conversão.
Quando isso estiver redondo, crie campanhas otimizadas para cliques neste botão rastreado. Assim, você terá uma campanha de WhatsApp a partir do Google Ads.
Além de utilizar o tráfego pago para levar pessoas até o seu WhatsApp para hotéis, você pode seguir algumas dicas para ter mais sucesso em sua estratégia com a plataforma.
Tenha o seu perfil do WhatsApp Business o mais completo possível, ofereça o máximo de informações para que os clientes possam consultar.
Por exemplo, na sessão “catálogo” você pode colocar imagens e informações sobre os quartos e seus tipos.
Quando estiver em horário comercial, procure responder às mensagens o mais rápido possível, demonstrando atenciosidade.
No WhatsApp é possível programar respostas automáticas, você pode utilizar esse recurso para o contato inicial, como através de uma mensagem de boas-vindas.
Follow-up é uma prática da área de vendas que significa acompanhar os clientes.
Nem sempre uma venda é fechada no primeiro contato, por isso, é importante retomar a conversa após um certo tempo, mantendo sempre o bom senso, reforçando ao cliente os benefícios de reservar um quarto no seu hotel.
Aproveite os contatos que chegam ao seu WhatsApp para enviar mensagens esporádicas para eles, como uma mensagem informativa mensal para apresentar as novidades do hotel, promoções e outras informações relevantes sobre o seu negócio.
O WhatsApp para hotéis pode ser uma verdadeira máquina para fechar negócios a partir de conversas diretas com os clientes, mas para fazer com que o público chegue até o seu chat é necessário utilizar algumas estratégias, como o tráfego pago.
Quanto melhor gerenciadas e otimizadas as suas campanhas, mais tráfego você gerará para o seu Whats, e para te auxiliar nesse processo você pode contar com a Imbirema.
A Imbirema é uma agência que nasceu justamente para atender as demandas de marketing do setor hoteleiro, criada por profissionais que assim como você entendem o desafio que é tocar um hotel diariamente.
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a gente e dar o primeiro passo para uma estratégia de WhatsApp para hotéis de sucesso!