13/11/2023

Thiago Mourão

Destaque o seu hotel para viajantes de negócios através do marketing digital para turismo corporativo

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Descubra o que é e como você pode implementar uma estratégia de marketing para turismo corporativo a partir de 9 dicas.

O turismo corporativo está em pleno crescimento, segundo a Abracorp o faturamento do setor de viagens corporativas foi de 1,2 bilhão em agosto de 2023, número 21,7% maior do que o registrado em agosto de 2019, anterior à pandemia.

Mas, para colher esses resultados e fazer com que o seu hotel seja parte desse crescimento, é necessário atrair esse tipo de hóspede, é aí que entra o marketing.

Descubra hoje o que é turismo corporativo, como você pode se beneficiar dele e 9 dicas de marketing para esse nicho hoteleiro que vão fazer você se diferenciar e conquistar esse público. Boa leitura!

O que é turismo corporativo?

O turismo corporativo refere-se a viagens de negócios realizadas por indivíduos a serviço de suas empresas ou organizações

Esse tipo de viagem tem objetivos comerciais e profissionais, como participar de reuniões de negócios, conferências, treinamentos, feiras comerciais, visitas a clientes ou fornecedores e outras atividades relacionadas ao trabalho.

 

Qual a importância do turismo corporativo para o setor hoteleiro?

Confira algumas das principais vantagens que o turismo corporativo traz para o setor hoteleiro:

  • Estabilidade e consistência: o turismo corporativo muitas vezes proporciona uma base de clientes mais estável e consistente em comparação com o turismo de lazer, que pode ser mais sazonal;
  • Ocupação regular: os viajantes de negócios muitas vezes reservam estadias mais longas e ocupam quartos durante a semana, o que ajuda a preencher períodos de baixa ocupação que os hotéis podem enfrentar nos finais de semana ou durante as baixas temporadas;
  • Receita previsível: empresas muitas vezes têm orçamentos predefinidos para despesas de viagem, isso permite que os hotéis prevejam receitas e planejem de acordo;
  • Melhor utilização de comodidades: os viajantes de negócios frequentemente fazem uso de serviços e comodidades adicionais, como salas de reuniões, restaurantes e serviços de lavanderia, que podem gerar receitas adicionais para os hotéis;
  • Fidelização de clientes: se um hotel oferece uma experiência de qualidade para viajantes corporativos, pode criar lealdade a longo prazo;
  • Eventos e conferências: hotéis muitas vezes hospedam eventos e conferências corporativas, que representam uma parte significativa do negócio.
  • Lucratividade: os quartos de hotel ocupados por viajantes de negócios tendem a gerar tarifas mais altas, por tanto, lucro, pois muitas vezes são reservados com menos antecedência e podem envolver estadias mais longas.

9 dicas de marketing digital para turismo corporativo

Agora que você já sabe o que é turismo corporativo e como ele é importante para o setor hoteleiro, descubra 9 dicas de marketing digital para atrair os viajantes de negócios e suas empresas.

1 - Impacte pessoas que pesquisam sobre turismo corporativo

Utilize tráfego pago no Google Ads e em redes sociais para direcionar anúncios a pessoas que estão pesquisando ativamente informações relacionadas ao turismo corporativo

Isso inclui palavras-chave relevantes, como: “hotéis com centro de convenções” ou “hoteis perto do centro”. 

As campanhas de tráfego pago permitem segmentar seu público com precisão e alcançar pessoas já interessadas em viagens corporativas, direcionando um público qualificado para o seu site e aumentando as reservas de viajantes de negócios. 

Outra forma de vender para o público de viagem corporativa é através do público “viajantes a negócios”

2 - Faça marketing de conteúdo relevante

Crie conteúdo informativo e relevante em seu site ou blog, como guias de viagem para negócios na área, dicas para viajantes de negócios e artigos sobre o setor. Isso ajuda a posicionar seu hotel como uma marca confiável para viajantes de negócios.

3 - Mantenha presença nas redes sociais

Use as redes sociais para compartilhar histórias de sucesso de viajantes de negócios que ficaram em seu hotel, atualizações sobre eventos locais e informações úteis para viajantes corporativos.

Nesse caso, dê atenção ao LinkedIn, a maior rede social corporativa. A lógica é estar onde o seu público está, então, se você quer atrair viajantes de negócios, é imprescindível manter a regularidade por lá e espalhar o nome da sua marca.

Além disto, é possível fazer tráfego pago no LinkedIn e alcançar decisores de empresas específicas.

4 - Incentive os feedbacks e avaliações positivas

Incentive os hóspedes de negócios a deixar feedback e avaliações positivas em sites de avaliação, como o TripAdvisor, e no Google. Boas avaliações ajudam a construir uma reputação sólida e confiável.

5 - Possua campanhas de e-mail marketing

Não se esqueça do e-mail, ele ainda é muito utilizado, principalmente no meio corporativo.

Mantenha uma lista de contatos de empresas atualizada e envie campanhas de e-mail marketing regulares com atualizações sobre seu hotel, dicas sobre turismo corporativo e em menor número, ofertas especiais.

6 - Destaque comodidades para viajantes de negócios em suas plataformas

Certifique-se de que seu hotel oferece e destaca comodidades e serviços que atendam às necessidades dos viajantes de negócios em todas as suas plataformas, como acesso Wi-Fi de alta velocidade, espaços de trabalho, salas de reuniões, serviços de impressão e uma localização conveniente em relação a empresas e centros de conferências.

7 - Invista em programas de fidelidade para empresas

Crie programas de fidelidade ou parcerias específicas para empresas, oferecendo descontos, benefícios exclusivos ou tarifas corporativas especiais para empresas que fazem reservas frequentes em seu hotel.

Você também pode firmar acordos com planejadores de eventos e conferências que irão apontar o seu hotel com uma hospedagem indicada pela organização.

8 - Divulgue promoções sazonais conforme o calendários de eventos da cidade

Quer se destacar no marketing para turismo corporativo? Se antecipe no planejamento e mapeie todos os eventos que vão ocorrer na sua localidade.

Dessa forma você poderá desenvolver promoções sazonais que se alinhem com o calendário de eventos empresariais, conferências e feiras comerciais na região. 

Você também pode fazer parceria com as produções dos eventos e tornar-se um dos hotéis oficiais do evento.

9 - Participe de feiras comerciais e eventos de negócios

Participe de feiras comerciais relacionadas ao setor de turismo corporativo para promover seu hotel e estabelecer conexões com empresas e organizadores de eventos. Colete os contatos importantes e utilize as diversas ferramentas de marketing digital para aumentar seu ponto de contato com estas pessoas. 

Quer ser referência no turismo corporativo?

Comandar um hotel com certeza não é uma tarefa fácil, e na correria do dia-a-dia o marketing pode acabar ficando em segundo plano.

Por isso nasceu a Imbirema, somos uma agência feita por pessoas que vivem e respiram a hotelaria e o turismo e estamos prontos para te ajudar a implementar estratégias de marketing para turismo corporativo.

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