Descubra o que é e como você pode implementar uma estratégia de marketing para turismo corporativo a partir de 9 dicas.
O turismo corporativo está em pleno crescimento, segundo a Abracorp o faturamento do setor de viagens corporativas foi de 1,2 bilhão em agosto de 2023, número 21,7% maior do que o registrado em agosto de 2019, anterior à pandemia.
Mas, para colher esses resultados e fazer com que o seu hotel seja parte desse crescimento, é necessário atrair esse tipo de hóspede, é aí que entra o marketing.
Descubra hoje o que é turismo corporativo, como você pode se beneficiar dele e 9 dicas de marketing para esse nicho hoteleiro que vão fazer você se diferenciar e conquistar esse público. Boa leitura!
O turismo corporativo refere-se a viagens de negócios realizadas por indivíduos a serviço de suas empresas ou organizações.
Esse tipo de viagem tem objetivos comerciais e profissionais, como participar de reuniões de negócios, conferências, treinamentos, feiras comerciais, visitas a clientes ou fornecedores e outras atividades relacionadas ao trabalho.
Confira algumas das principais vantagens que o turismo corporativo traz para o setor hoteleiro:
Agora que você já sabe o que é turismo corporativo e como ele é importante para o setor hoteleiro, descubra 9 dicas de marketing digital para atrair os viajantes de negócios e suas empresas.
Utilize tráfego pago no Google Ads e em redes sociais para direcionar anúncios a pessoas que estão pesquisando ativamente informações relacionadas ao turismo corporativo.
Isso inclui palavras-chave relevantes, como: “hotéis com centro de convenções” ou “hoteis perto do centro”.
As campanhas de tráfego pago permitem segmentar seu público com precisão e alcançar pessoas já interessadas em viagens corporativas, direcionando um público qualificado para o seu site e aumentando as reservas de viajantes de negócios.
Outra forma de vender para o público de viagem corporativa é através do público “viajantes a negócios”
Crie conteúdo informativo e relevante em seu site ou blog, como guias de viagem para negócios na área, dicas para viajantes de negócios e artigos sobre o setor. Isso ajuda a posicionar seu hotel como uma marca confiável para viajantes de negócios.
Use as redes sociais para compartilhar histórias de sucesso de viajantes de negócios que ficaram em seu hotel, atualizações sobre eventos locais e informações úteis para viajantes corporativos.
Nesse caso, dê atenção ao LinkedIn, a maior rede social corporativa. A lógica é estar onde o seu público está, então, se você quer atrair viajantes de negócios, é imprescindível manter a regularidade por lá e espalhar o nome da sua marca.
Além disto, é possível fazer tráfego pago no LinkedIn e alcançar decisores de empresas específicas.
Incentive os hóspedes de negócios a deixar feedback e avaliações positivas em sites de avaliação, como o TripAdvisor, e no Google. Boas avaliações ajudam a construir uma reputação sólida e confiável.
Não se esqueça do e-mail, ele ainda é muito utilizado, principalmente no meio corporativo.
Mantenha uma lista de contatos de empresas atualizada e envie campanhas de e-mail marketing regulares com atualizações sobre seu hotel, dicas sobre turismo corporativo e em menor número, ofertas especiais.
Certifique-se de que seu hotel oferece e destaca comodidades e serviços que atendam às necessidades dos viajantes de negócios em todas as suas plataformas, como acesso Wi-Fi de alta velocidade, espaços de trabalho, salas de reuniões, serviços de impressão e uma localização conveniente em relação a empresas e centros de conferências.
Crie programas de fidelidade ou parcerias específicas para empresas, oferecendo descontos, benefícios exclusivos ou tarifas corporativas especiais para empresas que fazem reservas frequentes em seu hotel.
Você também pode firmar acordos com planejadores de eventos e conferências que irão apontar o seu hotel com uma hospedagem indicada pela organização.
Quer se destacar no marketing para turismo corporativo? Se antecipe no planejamento e mapeie todos os eventos que vão ocorrer na sua localidade.
Dessa forma você poderá desenvolver promoções sazonais que se alinhem com o calendário de eventos empresariais, conferências e feiras comerciais na região.
Você também pode fazer parceria com as produções dos eventos e tornar-se um dos hotéis oficiais do evento.
Participe de feiras comerciais relacionadas ao setor de turismo corporativo para promover seu hotel e estabelecer conexões com empresas e organizadores de eventos. Colete os contatos importantes e utilize as diversas ferramentas de marketing digital para aumentar seu ponto de contato com estas pessoas.
Comandar um hotel com certeza não é uma tarefa fácil, e na correria do dia-a-dia o marketing pode acabar ficando em segundo plano.
Por isso nasceu a Imbirema, somos uma agência feita por pessoas que vivem e respiram a hotelaria e o turismo e estamos prontos para te ajudar a implementar estratégias de marketing para turismo corporativo.
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