07/10/2023

Thiago Mourão

Saiba como aumentar o lucro do hotel com 2 estratégias

Blog Aumentar a

Já “espremeu” ao máximo as fontes de receita de seu hotel? Já conseguiu os melhores fornecedores da hotelaria com os melhores preços? Chegou ao limite de preço que os seus clientes aceitam pagar? E se eu te falar que ainda assim você tem chances de aumentar o lucro do hotel?

Confira duas estratégias que vão direto ao ponto e vão te ajudar a garantir mais lucro, e de quebra aumentar o número de reservas para o seu hotel. Boa leitura!

1 - Foque nas reservas diretas

Se você possui uma hospedagem ou gerência uma, com certeza sabe da fatia que as OTAs “comem” de cada reserva feita através delas, o caminho então é depender cada vez menos delas.

Mas, não vou simplesmente falar para você se livrar delas. Confira algumas alternativas que podem fazer parte da sua estratégia, aumentando suas reservas diretas e a independência:

  • Motor de reservas: contar com um motor de reservas em seu site vai custar menos do que dar parte do seu lucro as OTAs;
  • WhatsApp: utilize o WhatsApp como um canal de reservas, onde você pode negociar diretamente com os clientes;

Confira uma estratégia detalhada para fechar reservas pelo WhatsApp e aumentar a margem de lucro do hotel.

  • Telefone: não ignore os telefonemas que você recebe, deixe o seu número disponível claramente em suas plataformas. Algumas pessoas ainda preferem ligar na hora de tirar dúvidas e fechar uma reserva, o que também é um canal de reservas sem intermediários;
  • Email: completando a tríade dos canais diretos, após incluir o WhatsApp e o telefone, não se esqueça de fechar reservas pelo email também.

2 - Invista em estratégias de marketing que trabalhem a jornada do cliente

Uma boa estratégia de marketing vai participar de toda jornada do cliente. A partir daí os lucros aumentarão, já que:

  • Haverá maior atração de clientes em potencial;
  • Por consequência, as taxas de conversão aumentarão, acrescidas do lucro vindo das estratégias de reserva direta, que você viu logo acima.
  • A fidelização aumentará; mesmo aqueles que já se hospedaram com você continuarão a ser impactados pelo marketing;

Mas, como impactar as pessoas em cada uma das fases da jornada do cliente e quais são essas fases?

Atração de clientes potenciais (fase de conscientização)

📍Conteúdo relevante: crie conteúdo informativo relacionado ao seu destino, como guias de viagem, artigos sobre atividades locais e dicas de viagem. Isso atrai visitantes para o seu site através das buscas orgânicas do Google, mesmo antes de eles considerarem fazer uma reserva.

📍 Tráfego pago: utilize publicidade online direcionada para alcançar pessoas que estão planejando uma viagem para sua região. Isso pode ser feito por meio de anúncios nas redes sociais, Google Ads e outros canais.

Engajamento (fase de consideração)

📍Email marketing: mantenha contato com os visitantes que demonstraram interesse em seu hotel e forneceram o contato, enviando newsletters com informações sobre a agenda do hotel/destino e com ofertas especiais, depoimentos de clientes satisfeitos e detalhes sobre acomodações e comodidades.

📍Redes sociais: continue a envolver seu público nas redes sociais, compartilhando fotos de hóspedes felizes, histórias locais interessantes e atualizações sobre eventos no hotel, você pode contar com um Social Media para isso.

Decisão de reserva (fase de decisão)

📍Site atrativo: garanta que seu site seja fácil de usar e tenha informações detalhadas sobre quartos, preços e comodidades, evitando dúvidas por parte dos clientes. Mostre avaliações de clientes anteriores para criar confiança.

📍WhatsApp: forneça um botão direto para o WhatsApp do seu hotel dentro do site para que os clientes tirem dúvidas; aqui é importante tentar responder às perguntas no menor tempo possível.

Pós-venda (fase de ação)

📍Programa de fidelidade: Ofereça benefícios aos hóspedes que retornam, como descontos em estadias futuras, upgrades ou serviços exclusivos.

📍Avaliações e feedback: incentive os hóspedes a deixar avaliações online após sua estadia. Responda a todas as avaliações, mostrando que você valoriza a opinião dos clientes e está comprometido em melhorar constantemente.

Retenção de clientes (fase de fidelização)

📍Email marketing contínuo: mantenha o contato com os hóspedes anteriores por meio de newsletters periódicas, oferecendo ofertas exclusivas e mantendo-os informados sobre as atualizações do hotel.

📍Ofertas personalizadas: utilize os dados dos hóspedes para criar ofertas personalizadas com base em suas preferências e histórico de estadias.

Através dessas estratégias você terá mais chances de construir um relacionamento sólido e duradouro com os hóspedes, o que contribuirá para aumentar a margem de lucro do hotel.

Conte com o auxílio de quem entende de marketing e hotelaria

Para aumentar o lucro do hotel através dessas 2 estratégias é necessário dedicação e constância, afinal elas não são difíceis, mas sim trabalhosas.

E eu sei que comandar um hotel envolve tarefas diárias que acabam limitando o tempo disponível para se dedicar ao marketing.

É para te ajudar com esse problema que a Imbirema surgiu. Enquanto você cuida da gestão, mantendo o hotel funcionando, nós cuidamos do seu marketing digital, implementando as estratégias.

Quer aumentar o seu lucro? Entre em contato com a Imbirema através do formulário abaixo! 👇🏼