SEO local para hotéis é otimização das suas páginas e canais que estão na internet para os motores de busca (como o Google) através da inserção da sua localização, proporcionando mais visualizações, cliques e reservas
Você lembra das listas telefônicas? Onde procurávamos por serviços em determinadas localizações?
E se eu te disser que elas ainda existem? Mas de outra forma, agora o próprio Google funciona como uma lista, quando pesquisamos por um serviço combinado ao seu local.
Essa forma de busca serve também para hotéis, pousadas e qualquer tipo de hospedagem.
Porém, para aparecer nessas buscas é necessário seguir uma estratégia, garantindo que o seu hotel seja mostrado para quem está interessado em uma hospedagem na sua região.
Descubra hoje como funciona essa estratégia, chamada dentro do marketing de SEO local. Boa leitura!
Se SEO significa Otimização para os Motores de Busca (em português), logo, o SEO local foca em otimizar os diferentes canais de negócios que atuam em determinada localidade para os motores de busca.
Mas o que são motores de busca? O Google é o mais famoso deles, e com certeza você o conhece e utiliza, assim como os seus clientes.
Vamos clarear mais essa explicação:
Quando uma pessoa busca no Google por algo que não está relacionado a um serviço e muito menos uma cidade, um exemplo: “como escolher um bom hotel” ou “como comparar preço de hotéis”.
Com certeza você pode otimizar os seus sites e conteúdos para resolver essas dúvidas, mas sem envolver uma localidade.
Já no SEO local as buscas se concentram em dois aspectos: serviços e localidades, como:
E você, como hoteleiro que atua em uma localidade, deve otimizar os seus canais para os motores de busca, garantindo visibilidade, cliques e mais reservas.
Por exemplo, digamos que você seja o gestor no citado resort na Bahia.
Cerca de 8,100 pessoas no Brasil pesquisam por “resort na Bahia” mensalmente no Google.
Para que o seu hotel seja um dos resultados mostrados ao público que está procurando por esse serviço, seus canais devem ser otimizados para esse termo, e essa otimização é o SEO local.
Fonte dos dados: Semrush
Antes de nos aprofundarmos nos canais que você pode otimizar para ter sucesso em uma estratégia de SEO local, você precisa descobrir qual é a combinação de SERVIÇO + LOCAL que representa o seu negócio.
No exemplo acima, ficou lógico que “resort na Bahia” é um bom termo para se posicionar, caso você tenha um estabelecimento desse tipo, nesse estado.
Já nas cidades grandes fica difícil se posicionar bem para SERVIÇO + CIDADE, como Hotel em São Paulo, por conta do grande número de serviços similares que estão disputando esse termo, nesse caso, você pode utilizar o bairro, como Hotel na Vila da Madalena.
Ou até mesmo nichar mais o seu serviço, ao invés de somente hotel, você optar por hotel corporativo, caso esse seja o seu público, como Hotel Corporativo na Consolação.
Já em cidades pequenas não há problema em utilizar o nome da cidade.
Para descobrir se a sua combinação de termos é realmente buscada pelos usuários, você pode utilizar uma plataforma como o Semrush, que permite algumas buscas gratuitas diariamente, ou o Keyword Planner do Google Ads.
Agora que você já definiu o combo de SERVIÇO + LOCAL que será introduzido em suas otimizações, vamos aos canais utilizados para isso.
É indispensável ter um perfil de empresa no Google, e com certeza ela é a ferramenta mais importante para SEO local.
Chamada de Google Meu Negócio (GMN), essa funcionalidade permite que você seja mostrado no mapa em buscas locais, seja direto no Google ou no Google Maps.
Na hora de cadastrar o seu nome no GMN, existem duas combinações que podem ser testadas:
O ideal é realizar testes para verificar qual combinação trará mais resultados, o nome da empresa no GMN pode ser trocado sempre que você quiser.
É importante lembrar que o nome da sua empresa é apenas a ponta do iceberg em um perfil de empresa, para colher resultados com ela é necessário otimizar ao máximo sua ficha do Google Meu Negócio para hotéis, como nós já mostramos por aqui.
Você também pode utilizar o seu site em sua estratégia de SEO local para hotéis, nesse caso você vai inserir a localidade do seu serviço no título de suas páginas.
Se você possui uma pousada, por exemplo, procure utilizar como complemento do nome da sua empresa na página principal a localidade, como: NOME + POUSADA + LOCALIDADE
Caso dentro do seu site existam páginas diferentes para cada serviço ofertado, como: piscina, serviço de café da manhã ou recreação, sempre coloque o local no título dessas páginas também, como:
Isso permite que pessoas que pesquisam por esses serviços em determinados locais te encontrem.
Utilizar a localização dentro dos seus perfis de redes sociais também pode facilitar o aparecimento da sua marca nas primeiras páginas do Google.
Novamente, utilize o NOME + SERVIÇO + LOCALIZAÇÃO.
Por exemplo, em uma Fan Page do Facebook pode ser: Recanto do Rio – Hotel Fazenda em Minas Gerais.
Outra forma de reforçar a sua localidade para os motores de busca é enviar os seus dados para diretórios locais, sites que listam serviços em uma determinada região.
Para garantir que o Google interprete corretamente os seus dados que estão nesses diretórios, a diagramação dos dados deve ser a mesma em todos eles.
São 3 os dados enviados: nome, endereço e telefone.
Se o hotel fica na “Avenida Fictícia, 123”; assim deverá constar em todos os diretórios e não “Av Fictícia, 123” em um, “Av. Fictícia – 123” em outro, etc.
O mesmo vale para o nome e o telefone, mantenha sempre um padrão.
Se você realizar uma pesquisa por hotel ou pousada + local, vai ver que OTAs ocupam algumas das primeiras posições, dentro de cada uma dessas páginas, cada OTA fará o próprio ranking mostrando os hotéis mais recomendados do local.
Mas, como nós já abordamos aqui, as OTAs podem mais ajudar do que atrapalhar os hotéis.
Por mais que nesse caso aparecer nestas páginas seja uma boa opção, otimizar os canais acima muito bem para SEO local pode garantir que você não dependa tanto delas.
Além das estratégias citadas acima, existe outra dica de SEO local para hotéis que você não vai encontrar em qualquer lugar: utilizar o Pinterest.
O Pinterest deve ser visto não como uma rede social, mas sim como um buscador.
Um buscador principalmente para inspirações, e entre elas, inspirações de viagem.
Você pode aproveitar todas as fotos que você já usa em suas divulgações e as colocar no Pinterest, sempre com um link para o seu site.
Além da hospedagem, foque também em muitas fotos inspiradoras da sua região.
Por exemplo, vamos supor que você possui uma pousada no Nordeste, e postou várias fotos no Pinterest, seja da pousada ou da região, com o termo “praia no Nordeste” no título e na descrição desses posts.
Quando alguém pesquisar por praia no Nordeste dentro da plataforma, as suas fotos podem ser mostradas, e a pessoa entrará em contato ao menos com o nome da sua hospedagem, “plantando uma sementinha”.
Essa estratégia pode demorar a dar resultados, porém, ela é extremamente fácil de se fazer, basta recondicionar as postagens que você já faz para outras redes sociais para o Pinterest é as postar sistematicamente.
Uma estratégia de SEO local para hotéis bem-feita pode trazer direto a você pessoas que buscam por hospedagens em sua localidade.
Porém, ajustar essa estratégia pode ser mais uma das diversas tarefas na cabeça de quem gere um hotel.
Foi por isso que nasceu a Imbirema, uma agência de Marketing Digital especializada em hotelaria e turismo, que ajuda gestores a otimizar suas estratégias para conquistar mais reservas.