13/09/2023

Thiago Mourão

Como fazer marketing digital para destinos turísticos: estratégia básica para atrair clientes

Design sem nome (76)

Saiba como fazer marketing digital para destinos turísticos a partir de 3 etapas básicas que vão atrair, informar e converter o seu público.

Uma estratégia de marketing digital completa engloba diferentes fatores, que podem dificultar a compreensão de quem está tentando alavancar a sua presença no meio digital.

Por conta disso, elaboramos esse conteúdo pensando em explicar para você do setor hoteleiro e de turismo o básico para conseguir mais clientes e se tornar uma autoridade para os turistas que visitam o seu destino. Boa leitura!

Leads: a palavra que você não pode esquecer

A estratégia de marketing digital para turismo que vamos explicar tem como base uma palavra fundamental: leads.

Os leads são os contatos que você captura através das suas ações de marketing.

É importante não confundir um lead com um mero seguidor de rede social, uma pessoa só vira um lead quando ela mesma fornece dados de contato para você. 

Portanto, os seus seguidores do Instagram, por exemplo, podem ser classificados como “leads em potencial”, mas não uma pessoa que faz parte da sua rede de contatos.

Seja você um hoteleiro, um agente de viagem ou um secretário de turismo, é importante ter a cultura da captação de leads durante todo o ano. Eles são fundamentais para a construção de uma audiência e, consequentemente, a conquista de novos viajantes. 

3 formas de captar leads para destino turístico

Agora que você já sabe qual é o papel do lead dentro do marketing digital para turismo, confira 3 formas de captar esses contatos.

Através de E-book

E-books ainda funcionam muito na captação de leads. Um e-book contextualizando histórica ou ambientalmente o destino turístico, mostrando as principais atrações e pequenos roteiros, agiliza muito a vida do viajante que está organizando a viagem e estudando o seu destino.

Invista em uma landing page que capte esses leads e dê em troca o e-book.

Através de oferta direta

Você pode divulgar os seus roteiros através de vídeos, carrosséis ou landing pages. Quando a pessoa clicar na escolha, você solicita os dados dela e envia por e-mail ou WhatsApp a cotação do serviço, ou a descrição do roteiro sugerido.

Através de consultoria de destino

Ofereça uma consultoria de 10 minutos sobre o destino, ao final desta consultoria, encaminhe para venda. Você também pode ter uma landing page com um vídeo e solicitar o contato da pessoa para ela acessar o vídeo ou a consultoria.

Captei o lead, e agora?

Captar o lead é a primeira etapa da estratégia de marketing digital para destinos turísticos. Porém, é preciso continuar na “jornada de encantamento”

Na jornada de encantamento, o conteúdo do seu hotel será utilizado para aumentar o desejo da sua audiência por seu destino e negócio. É quando você vai falar sobre a agenda local, notícias especiais que interessam ao turista, curiosidades etc. 

5 pontos de contato na fase de encantamento

Conheça 5 ferramentas que você pode utilizar para manter o lead interessado no seu negócio.

E-mail marketing

Esqueça a ideia de usar o e-mail apenas para enviar artes com ofertas da sua hospedagem.

Na hora do encantamento você deve gerar a vontade de abrir o e-mail em quem está o recebendo. Não com clickbaits, mas com informações valiosas e que mostram a ela o quanto ela perde ficando em casa ou indo para outro destino. 

Distribuição de conteúdo como anúncio

Você já deve ter se frustrado por achar que tinha bastante seguidores e, no entanto, quase nada de engajamento, não é? 

A distribuição orgânica do Instagram está cada vez menor, não basta a pessoa seguir, ela precisa receber seu conteúdo para lembrar-se do seu destino e desejá-lo. É possível fazer campanhas baratas para resolver isso. Estas campanhas têm bom impacto no custo de aquisição de cliente.

Conteúdo orgânico nas redes sociais

Não é porque o orgânico está fraco que ele não deve estar em sua estratégia. Ao contrário, ele é fundamental e precisa ser cada vez mais estratégico. Posts que respondam perguntas e mostrem os pontos mais positivos do destino são uma ótima opção para que o seu lead mantenha o seu negócio no radar.

Conteúdo de blog otimizado para SEO e patrocinado

Os blogs são uma opção para manter uma audiência fixa conforme você educa os seus leads para ler os conteúdos. 

Use o e-mail e as redes sociais para avisar o seu público sobre textos novos e aproveite essa audiência para fazer remarketing tanto no Google quanto no Facebook

Ou seja, você consegue alcançar com propaganda quem leu seu blog. Além disso, o blog do seu hotel vai gerar mais tráfego para o site de vendas e contato do seu hotel

WhatsApp

Polêmica à vista, mas algo muito importante: sempre que captar dados deixe claro para as pessoas o que você fará com o contato delas e qual tipo de comunicação elas receberão

O WhatsApp é utilizado para comunicações mais pessoais do dia-a-dia e mais informais, por conta disso, não saia enviando várias mensagens sem avisar os seus leads.

Uma opção é montar um grupo de informações sobre o destino onde os leads são inseridos conforme eles entrem por vontade própria nesse ambiente, onde você enviará mensagens pontuais. 

Lembre-se também de alimentar os stories do WhatsApp, aparecendo para todos que salvaram o número do seu negócio em algum momento.

E quando acontece o momento de compra?

Você viu que um lead dentro da estratégia de marketing turístico deve receber sobretudo conteúdo informacional sobre o seu destino e negócio, mas quando ele vai comprar o seu produto?

Quando ele entender que a sua opção é a melhor escolha. A verdade é que criando diversos tipos de conteúdo para a sua base de contatos você fará uma venda “disfarçada”, permitindo que eles cheguem a concepção de que você é a melhor opção.

Isso não significa que você não deva divulgar ofertas para os seus leads, mas isso deve ser feito como parte final da estratégia, aquele “empurrãozinho” que falta para que aquela pessoa que já conhece o seu local decida fechar com você.

Conte com a ajuda de quem entende

A estratégia de marketing digital para destinos turísticos apresentada acima pode ser básica, mas isso não significa que ela é fácil ou menos trabalhosa.

Estar presente em diferentes canais, produzir bons conteúdos e atingir o público certo é uma missão para quem possui um bom entendimento de marketing e hotelaria. E a Imbirema possui os dois.

A Imbirema é uma agência criada por pessoas que vivem e respiram a hotelaria e também são apaixonadas por marketing digital. 

Quer contar com nossa ajuda para impulsionar o seu negócio? Preencha o formulário abaixo!