Segmentar a audiência no Marketing Hoteleiro é uma ação importante para atingir os diferentes públicos-alvo, garantindo mais visualizações e reservas.
No mundo dinâmico e competitivo do turismo e da hotelaria, entender e atender efetivamente às variadas necessidades dos hóspedes não é apenas um diferencial – é uma necessidade.
Neste contexto, a segmentação de audiência desponta como um pilar essencial do Marketing Hoteleiro.
Seja você um grande resort, uma pousada na praia ou um hotel focado em negócios, compreender e aplicar a segmentação de audiência pode transformar a maneira como você se conecta com seus hóspedes e impulsionar suas reservas.
Entenda mais sobre essa estratégia e como você pode a implementar. Boa leitura!
A segmentação de audiência é a ação de dividir o público-alvo de um negócio em grupos menores com características, interesses ou necessidades semelhantes.
No ramo da hotelaria e do turismo, a segmentação é fundamental, afinal, existem diferentes tipos de viajantes que possuem diferentes necessidades e gostos.
Por exemplo, um hotel fazenda pode segmentar sua audiência em famílias, uma pousada que fica em destino romântico em casais em lua de mel, hotéis centrais em viajantes de negócios e hostels em jovens aventureiros.
Mas, existem também as hospedagens que possuem mais de um público, e segmentar vai fazer com que cada um deles seja impactado de maneira diferente, recebendo comunicações personalizadas.
Ainda não está convencido de que segmentar o público do seu hotel é fundamental para a sua estratégia de marketing? Confira alguns dos benefícios dessa prática:
Segmentar a audiência no Marketing Hoteleiro não é apenas sobre vender mais, mas sobre vender melhor.
Como você viu anteriormente, um mesmo hotel pode atender diferentes segmentos, cada um com suas expectativas e necessidades únicas.
Por exemplo, um hotel pode atender tanto a viajantes de negócios quanto a famílias em férias. Para os primeiros, oferece instalações como salas de conferência, acesso rápido à internet e serviços de transporte executivo.
Já para as famílias, disponibiliza quartos amplos, atividades de lazer para crianças e serviços de recreação.
Agora imagine que esse hotel utilize a mesma estratégia de Marketing Digital para alcançar os dois públicos, não parece muito promissor, certo?
Por isso, é necessário investir em estratégias que falem com os diferentes públicos, como você vai ver logo abaixo.
Confira como segmentar a audiência no Marketing Hoteleiro em diferentes canais:
Os anúncios feitos e otimizados por um gestor de tráfego pago em plataformas como Google Ads, Facebook, Instagram e outros canais digitais são altamente personalizáveis, ou seja, podem ser direcionados a pessoas que possuem um determinado comportamento.
Isso permite que você coloque no ar campanhas focadas em públicos distintos.
Seguindo o exemplo do hotel que atende o público corporativo e famílias, um anúncio para viajantes de negócios pode destacar facilidades como Wi-Fi de alta velocidade e salas de conferência.
Enquanto um para famílias pode ressaltar quartos espaçosos e atividades de lazer.
Atingindo o público certo, a taxa de cliques nesses anúncios com certeza será mais alta, afinal eles serão destinados a quem já demonstrou interesse nesse serviço, seja a hotelaria corporativo, ou uma hospedagem que possui opções para crianças.
Além disso, o tráfego pago permite uma análise detalhada de dados, você pode monitorar o desempenho de seus anúncios em tempo real e ajustar suas estratégias conforme o comportamento do seu público.
Os materiais de marketing de conteúdo também podem ser segmentados. Esta abordagem envolve a produção de artigos de blog, posts em redes sociais e vídeos que atendam aos interesses e necessidades de diferentes audiências.
Conteúdos para famílias podem incluir guias de atividades locais para crianças, enquanto para viajantes de negócios, artigos sobre dicas de produtividade durante viagens ou informações sobre facilidades do hotel para negócios podem ser mais relevantes.
Para casais em busca de uma escapada romântica, conteúdos sobre jantares à luz de velas ou experiências de spa no hotel podem ser atraentes.
Assim como os anúncios pagos, que quanto mais otimizados mais atingem um público com determinado comportamento, os conteúdos segmentados são mais propensos a serem compartilhados nas redes sociais, pois “conversam” com as pessoas.
Se você possui um hotel que atende diferentes públicos e uma lista de e-mail, está na hora de segmentar essa lista.
Para começar, é essencial construir uma base de dados de e-mail robusta.
Isso pode ser feito através do registro de hóspedes anteriores, inscrições em newsletters no site do hotel, ou durante reservas e check-ins.
Depois, essa lista pode ser segmentada em categorias como viajantes de negócios, famílias, casais em lua de mel, entre outros.
Cada segmento deve receber e-mails personalizados que ressoem com suas necessidades e interesses específicos.
Por fim, suas ofertas precisam ser segmentadas conforme o público.
Possui hóspedes que já se hospedaram com você para ir a algum show ou evento na cidade? Envie um desconto personalizado a esse tipo de público cada vez que um evento parecido acontecer.
Cliente com filhos? Não deixe de enviar uma oferta durante as férias escolares.
As ofertas podem ser enviadas depois da reserva também. Ao identificar reservas de casais, você pode oferecer pacotes de jantares românticos, upgrades de quarto ou experiências de spa.
Já para viajantes de negócios, as promoções podem focar em tarifas reduzidas para estadias durante a semana, facilidades de escritório no quarto ou transporte gratuito para centros comerciais durante grandes eventos.
Agora que você já sabe em quais canais de marketing a segmentação de público pode ser implementada, é importante que você saiba de uma coisa: todas essas ações devem ser baseadas em dados.
Serão os dados a fornecer insights valiosos sobre quem são os hóspedes, quais são suas preferências, comportamentos e padrões de reserva, permitindo que você crie campanhas mais eficientes e personalizadas.
A coleta de dados pode ocorrer através de várias fontes, como sistemas de reserva, interações em websites, redes sociais, pesquisas de satisfação e histórico de estadias anteriores.
Com os dados em mãos, procure por:
Não se esqueça, os dados são a espinha dorsal da segmentação de audiência no Marketing Hoteleiro.
Segmentar a audiência no Marketing Hoteleiro é importante para se aproximar do seu público e aumentar as chances de reserva.
Diferentes canais podem ser utilizados nessa estratégia, como o tráfego pago, a produção de conteúdo, listas de e-mail e ofertas customizadas.
Porém, a segmentação só surtirá efeito se ela for baseada em dados, colhidos em diferentes estágios do contato com os clientes.
Quer ajuda para segmentar os seus hóspedes, atingir os seus públicos e garantir mais reservas? Preencha o formulário e entre em contato com a Imbirema, uma agência especializada em hotelaria e turismo!