02/01/2024

Thiago Mourão

Vencendo a concorrência das OTAs com Revenue Management e anúncios online

Blog Post Vencendo as OTAs

Descubra como vencer a concorrência das OTAs a partir da aplicação do Revenue Management e sua precificação e da divulgação do seu hotel através de anúncios online.

No competitivo mundo da hotelaria, enfrentar a concorrência das OTAs (Online Travel Agencies) é um desafio constante, e nós já falamos por aqui sobre por que achamos que não vale a pena tê-las como o seu principal canal de reservas.

Mas, apesar da forte concorrência, atrair hóspedes e maximizar sua receita através das reservas diretas não é uma tarefa impossível.

Hoje, nós vamos te ensinar um caminho que já está fazendo hotéis Brasil afora se soltarem das “garras” das OTAs: a combinação do Revenue Management com os anúncios online. Boa leitura!

O que é o Revenue Management?

Revenue Management significa Gerenciamento de Receitas e é uma técnica utilizada para otimizar todas as entradas do seu hotel, vendendo o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo e pelo preço certo.

Nesse caso, o produto a ser vendido são os quartos do seu hotel.

Através dessa estratégia, os preços das reservas são precificados de maneira dinâmica, levando em conta situações como:

  • Preços mais altos em feriados e datas de eventos: aumentar o preço dos quartos quando a demanda é alta;
  • Descontos em meses de baixa ocupação: oferecer preços mais baixos ou pacotes especiais para aumentar a ocupação durante períodos de baixa temporada.
  • Ofertas para reservas antecipadas: incentivar reservas antecipadas com descontos pode garantir a estabilidade nas ocupações;
  • Tarifas elevadas para reservas de última hora: aumentar preços quando a disponibilidade é limitada e a demanda é alta;
  • Pacotes e ofertas especiais: criar pacotes que combinam a hospedagem com experiências ou serviços adicionais para tornar a oferta mais atraente.

E esses são apenas alguns exemplos, a dinâmica dos preços pode observar outros detalhes, como aumento do preço de quartos concorridos, a inclusão de serviços por parte do hóspede já no momento de reserva, etc.

Ainda não está convencido de que o Revenue Management é uma boa estratégia? Confira um exemplo de sua aplicação logo abaixo.

Exemplo de aplicação do Revenue Management

Suponhamos que existam dois hotéis: o Hotel A (que aplica Revenue Management) e Hotel B (que não aplica a estratégia), ambos localizados na mesma região e possuem características semelhantes;

Hotel A:

  • Capacidade: 100 quartos;
  • Estratégias: diversificação de ofertas e segmentação de clientes;
  • Cenário: uma semana comum, sem eventos especiais.

Estratégias de preço do Hotel A:

  • Segmentação de clientes: o hotel identifica que cerca de 20% dos seus hóspedes mensais são viajantes de negócios que valorizam serviços adicionais, como Wi-Fi de alta velocidade e espaço de trabalho no quarto;
  • Pacotes personalizados: cria um pacote “Business” para estes clientes, com um acréscimo de R$ 30,00 por noite, incluindo café da manhã, Wi-Fi premium e late check-out;
  • Marketing direcionado para reservas antecipadas: oferece desconto de 10% para reservas feitas com mais de 30 dias de antecedência, incentivando uma ocupação antecipada;
  • Tarifa aumentada para reservas de última hora: aplicação de uma taxa de 20% sobre o valor praticado no dia para hóspedes de última hora.

Cálculo de Receita do Hotel A:

  • 30 quartos reservados sem mudanças no preço, sendo praticado o valor do dia, conforme planejamento anual de sazonalidade, R$100,00/noite = R$ 3000,00
  • 20 quartos padrão a R$ 100,00/noite, porém ocupados por hóspedes que fizeram reserva antecipada, logo pagarão: R$ 90,00/noite; Total = R$ 1800,00;
  • 10 quartos ocupados por hóspedes que chegaram de última hora: R$ 120,00/noite (R$100,00 + taxa de 20%) = R$ 1200,00
  • 20 quartos “Business” a R$ 130,00/noite (incluindo o pacote R$ 100,00 + R$ 30,00) = R$ 2600,00;
  • Receita Total: R$ 3000,00 + R$ 1800,00 + R$ 1200,00 + R$ 2600,00 = R$ 8600,00.

Hotel B:

  • Capacidade: 100 quartos;
  • Estratégia de Preços: preço fixo, sem segmentação ou pacotes;
  • Preço por Quarto: R$ 100,00/noite
  • Taxa de Ocupação: 80% (80 quartos ocupados)

Cálculo de receita do Hotel B:

  • 80 quartos a R$ 100,00  = R$ 8000,00

Ambos os hotéis estavam com a mesma taxa de ocupação, porém, o Hotel A faturou R$ 600,00 reais a mais neste dia do que o Hotel B, valor que aumenta conforme o passar do mês.

Imagine então uma situação em que o Hotel A conquistou todos os seus hóspedes via reserva direta, já o Hotel B depende das OTAs para garantir essa ocupação, comprometendo boa parte de sua receita.

Certamente o Hotel A também teria seus custos para garantir essa ocupação, mas com Marketing Digital, que permite uma aproximação muito maior com os potenciais hóspedes e a custo menor do montante que é repassado às OTAs.

Uma das estratégias de Marketing Digital que traz mais resultados nesse caso é a veiculação de anúncios online.

Integrando Revenue Management com anúncios online

Agora que você já sabe o que é o Revenue Management e como ele pode ser vantajoso ao seu hotel, confira como unir essa estratégia à publicidade online para vencer a concorrência das OTAs.

Conhecido também como tráfego pago, os anúncios online são veiculados em redes sociais, sites e páginas de busca, gerenciadas principalmente em duas plataformas: o Google Ads e o Facebook Ads.

Esses anúncios permitem que os hotéis alcancem diretamente seu público-alvo, usando dados para criar campanhas personalizadas e eficazes.

São algumas das principais características da publicidade online na hotelaria:

  • Campanhas direcionadas baseadas em dados: por exemplo, se um hotel identifica um aumento na demanda durante um evento local, pode direcionar anúncios para esse período, atraindo hóspedes interessados;
  • Promoções e ofertas especiais: descontos e ofertas especiais podem ser promovidos durante períodos de baixa ocupação;
  • Maximização do ROI em publicidade: monitoramento do Retorno Sobre o Investimento das campanhas e ajuste das estratégias com base no desempenho;
  • Personalização da experiência do cliente: criação de anúncios baseados em segmentação de público, oferecendo uma experiência mais personalizada e direta.

Revenue Management + Publicidade Online para vencer a concorrência das OTAs

A essa altura você já deve ter percebido o potencial da união do Revenue Management com a Publicidade Online.

Ao veicular um anúncio online, o hotel pode aumentar sua visibilidade atingindo potenciais hóspedes que se encaixam no seu público alvo, garantindo reservas online e independência da OTAs, como no exemplo abaixo:

    • Cenário: um grande evento esportivo ocorrerá na cidade em 6 meses.
  • Estratégias de Revenue Management:
      • Oferta: desconto para reservas antecipadas, válidas até dois meses antes do evento, incentivando os usuários a garantirem sua estadia com antecedência.
      • Tarifa aumentada: nos dois meses anteriores ao evento a tarifa é aumentada, para garantir maior receita em cima das reservas feitas com menos antecedência, conforme a disponibilidade de quartos diminui;
  • Anúncios online:
    • Campanhas de remarketing são lançadas, direcionando usuários que pesquisaram por hotéis na cidade durante o evento a reservar com antecedência;
    • Outra campanha é veiculada para aqueles que pesquisam sobre o evento, demonstrando as facilidades de se hospedar no hotel, como a localização;
    • As propagandas que apresentam o hotel como um excelente lugar para se hospedar durante o evento se intensificam nos 2 últimos meses antes do evento; 
    • Quando comprar palavras-chave, não esqueça de comprar palavras-chave nome do seu hotel. É assim que você garante que o tráfego não seja desviado para o site da OTA.
    • Resultado: aumento nas reservas antecipadas, garantindo ocupação e receita antes do evento; maior lucratividade através do aumento da tarifa nos 2 meses antes do evento.

Conte com a ajuda de quem entende

A combinação de Revenue Management e anúncios online é uma estratégia que permite aos hotéis otimizarem suas receitas e aumentarem a visibilidade no mercado, entrando no caminho para vencer a concorrência das OTAs.

Mas, para implementar essa estratégia, é fundamental que você conte com a experiência de quem entende do mercado hoteleiro e de Marketing Digital.

A Imbirema é uma agência criada por pessoas que respiram a hotelaria e que desejam ajudar os hotéis a conquistarem sua independência.

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