Descubra como vencer a concorrência das OTAs a partir da aplicação do Revenue Management e sua precificação e da divulgação do seu hotel através de anúncios online.
No competitivo mundo da hotelaria, enfrentar a concorrência das OTAs (Online Travel Agencies) é um desafio constante, e nós já falamos por aqui sobre por que achamos que não vale a pena tê-las como o seu principal canal de reservas.
Mas, apesar da forte concorrência, atrair hóspedes e maximizar sua receita através das reservas diretas não é uma tarefa impossível.
Hoje, nós vamos te ensinar um caminho que já está fazendo hotéis Brasil afora se soltarem das “garras” das OTAs: a combinação do Revenue Management com os anúncios online. Boa leitura!
Revenue Management significa Gerenciamento de Receitas e é uma técnica utilizada para otimizar todas as entradas do seu hotel, vendendo o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo e pelo preço certo.
Nesse caso, o produto a ser vendido são os quartos do seu hotel.
Através dessa estratégia, os preços das reservas são precificados de maneira dinâmica, levando em conta situações como:
E esses são apenas alguns exemplos, a dinâmica dos preços pode observar outros detalhes, como aumento do preço de quartos concorridos, a inclusão de serviços por parte do hóspede já no momento de reserva, etc.
Ainda não está convencido de que o Revenue Management é uma boa estratégia? Confira um exemplo de sua aplicação logo abaixo.
Suponhamos que existam dois hotéis: o Hotel A (que aplica Revenue Management) e Hotel B (que não aplica a estratégia), ambos localizados na mesma região e possuem características semelhantes;
Hotel A:
Estratégias de preço do Hotel A:
Cálculo de Receita do Hotel A:
Hotel B:
Cálculo de receita do Hotel B:
Ambos os hotéis estavam com a mesma taxa de ocupação, porém, o Hotel A faturou R$ 600,00 reais a mais neste dia do que o Hotel B, valor que aumenta conforme o passar do mês.
Imagine então uma situação em que o Hotel A conquistou todos os seus hóspedes via reserva direta, já o Hotel B depende das OTAs para garantir essa ocupação, comprometendo boa parte de sua receita.
Certamente o Hotel A também teria seus custos para garantir essa ocupação, mas com Marketing Digital, que permite uma aproximação muito maior com os potenciais hóspedes e a custo menor do montante que é repassado às OTAs.
Uma das estratégias de Marketing Digital que traz mais resultados nesse caso é a veiculação de anúncios online.
Agora que você já sabe o que é o Revenue Management e como ele pode ser vantajoso ao seu hotel, confira como unir essa estratégia à publicidade online para vencer a concorrência das OTAs.
Conhecido também como tráfego pago, os anúncios online são veiculados em redes sociais, sites e páginas de busca, gerenciadas principalmente em duas plataformas: o Google Ads e o Facebook Ads.
Esses anúncios permitem que os hotéis alcancem diretamente seu público-alvo, usando dados para criar campanhas personalizadas e eficazes.
São algumas das principais características da publicidade online na hotelaria:
A essa altura você já deve ter percebido o potencial da união do Revenue Management com a Publicidade Online.
Ao veicular um anúncio online, o hotel pode aumentar sua visibilidade atingindo potenciais hóspedes que se encaixam no seu público alvo, garantindo reservas online e independência da OTAs, como no exemplo abaixo:
A combinação de Revenue Management e anúncios online é uma estratégia que permite aos hotéis otimizarem suas receitas e aumentarem a visibilidade no mercado, entrando no caminho para vencer a concorrência das OTAs.
Mas, para implementar essa estratégia, é fundamental que você conte com a experiência de quem entende do mercado hoteleiro e de Marketing Digital.
A Imbirema é uma agência criada por pessoas que respiram a hotelaria e que desejam ajudar os hotéis a conquistarem sua independência.
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